Saiba tudo sobre os planos de saúde individual e familiar
Um plano de saúde individual ou familiar pode ser sinônimo de tranquilidade para a sua saúde
Em tempos difíceis como o que vivemos nesse momento, ter rápido acesso à saúde é fundamental. E isso não serve somente para casos de emergência. Ter uma rotina de consultas e exames também afeta diretamente a qualidade de vida de todas as pessoas.
Como a maioria sabe, o Brasil possui hoje um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, mas apesar disso ele ainda não consegue prestar um atendimento rápido e de qualidade para todos os cidadãos. A solução para isso pode ser encontrada nos planos de saúde.
Existem diversos tipos de convênios, mas nesse artigo focaremos nos individuais e familiares. Com um convênio médico você e sua família terão atendimento de qualidade em hospitais e centros médicos renomados de todo o Brasil. Contando com amplas coberturas para serviços e descontos e, principalmente, pagando valores justos e acessíveis.
Abaixo você confere em detalhes tudo sobre os planos de saúde individuais e familiares
Quem pode contratar planos de saúde individuais e familiares?
É importante começar dizendo que os dois tipos de planos tem muitas coisas em comum, a maior diferença entre eles é o valor. Isso acontece por que fatores como idade e número de membros afiliados ao convênio são determinantes para a definição do preço.
Todos os planos devem oferecer uma lista de procedimentos obrigatórios, então não se preocupe pois mesmo o plano mais simples oferece os atendimentos básicos definidos pela Agência Nacional de Saúde.
Mas quem pode contratar planos de saúde? Qualquer pessoa que tenha 18 anos ou mais já possui permissão para adquirir um convênio médico. Os documentos necessários para a contratação são os seguintes:
- CPF
- RG
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda
- Caso o plano seja adquirido por um dos membros de um casal, é necessária a certidão de casamento
- Certidão de nascimento dos filhos caso possuam
Quais são os procedimentos obrigatórios?
É importante explicar sobre a que existência do rol de procedimentos obrigatórios para todos os planos de saúde operando no Brasil, definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Essa lista de procedimentos é atualizada a cada dois anos, para que as necessidades dos usuários estejam de acordo com os profissionais e serviços oferecidos pelas operadoras de saúde.
Dessa forma, todos os convênios médicos do Brasil devem cobrir os seguintes procedimentos:
- Consultas médicas de rotina;
- Exames laboratoriais, de imagem, ressonância e tomografia;
- Obstetrícia;
- Prontos socorros
- Procedimentos, tratamentos, consultas e cirurgias odontológicas;
- Cirurgias;
- Atendimentos de urgência e emergência nas primeiras 24 horas de contratação do plano;
Portanto, caso você esteja pensando em adquirir um plano de saúde, mas está receoso que os mais acessíveis não contemplem um dos itens acima, pode ficar tranquilo. A Agência Nacional de Saúde se certifica que os clientes de convênios médicos tenham à sua disposição os serviços básicos.
Quanto custa um plano de saúde individual ou familiar?
Uma dúvida muito presente entre as pessoas que tem interesse em contratar um plano de saúde é: quanto isso vai me custar?
A resposta pode variar muito, pois o valor de um plano de saúde depende de diversos fatores. Como já citamos acima, a idade é um dos pontos centrais para definir o preço de um convênio. As operadoras julgam que, quanto mais velha uma pessoa fica, mais cuidados ela vai precisar, por isso o aumento no custo.
O número de membros também influencia muito no custo, já que quanto mais pessoas afiliadas ao plano, mais serviços serão destinados à família.
Outros fatores como abrangência geográfica, internação com quarto particular, hospitais credenciados, inclusão de planos odontológicos, entre outros, também influenciam diretamente no preço do plano de saúde.
Nós sabemos como essa grande quantidade de informações pode gerar uma grande confusão na hora de decidir qual convênio é o mais adequado para você. Pensando nisso, equipamos nosso site com um simulador gratuito focado em encontrar qual plano mais combina com você e seu bolso.
Com apenas algumas informações já é possível indicar as suas necessidades e preferências para contratar um convênio. Confira!
Realize sua simulação gratuita
Quais são os melhores planos de saúde individual e familiar?
Listamos abaixo algumas das principais operadoras de saúde do Brasil. Clicando no logo de cada uma, você será redirecionado para uma página que explica em detalhes os preços de cada plano oferecido.
Tabelas de Planos de Saúde:
Plano de Saúde Santa Casa de Mauá
Ver TabelaPlano de Saúde Ameno
Ver TabelaPlano de Saúde Ameplan Saúde
Ver TabelaPlano de Saúde Amil
Ver TabelaPlano de Saúde Bio Saúde
Ver TabelaConvênio Médico Biovida
Ver TabelaPlano de Saúde Blue Med Saúde
Ver TabelaPlano de Saúde Garantia De Saúde
Ver TabelaPlano de Saúde GreenLine
Ver TabelaPlano de Saúde MedTour
Ver TabelaPlano de Saúde Oeste Saúde
Ver TabelaPlano de Saúde Plena Saúde
Ver TabelaPlano de Saúde Santa Helena Saúde
Ver TabelaPlano de Saúde São Cristóvão Saúde
Ver TabelaPlano de Saúde São Miguel Saúde
Ver TabelaPlano de Saúde Total MedCare
Ver TabelaPlano de Saúde Trasmontano Saúde
Ver TabelaPlano de Saúde UniHosp Saúde
Ver TabelaPlano de Saúde Bradesco Individual e Familiar
Ver TabelaPlano de Saúde Unimed
Ver TabelaConheça o plano de Saúde Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas
Ver TabelaEm nosso blog também publicamos diariamente conteúdos relacionados a planos de saúde e dicas de bem-estar, você está convidado para conferir e avaliar nossos conteúdos! Basta clicar aqui para ser redirecionado para nossa página de notícias.