A azia é um problema que atinge quase 50% da população
Aquele desconforto que atinge a região do estômago após o consumo de alimentos específicos ou de uma refeição muito grande é comum em grande parte dos brasileiros. Comidas muito gordurosas ou de difícil digestão normalmente são os que mais causam a azia.
No entanto, é preciso reparar na frequência com que tal desconforto se manifesta no corpo. Se a azia aparecer uma vez ao mês ou menos, isso pode significar que o problema é apenas algo relacionado certos alimentos, por exemplo. Mas uma vez que ela passa a ser mais recorrente, é preciso verificar as origens do problema.
Conheça um pouco melhor do que é a azia e quais as melhores formas de trata-la abaixo:
O que caracteriza a azia?
O principal sintoma da azia é uma sensação de desconforto e queimação que normalmente se manifesta no estômago, mas pode atingir também a garganta e o peito. Além da dor, também são sintomas comuns uma sensação de barriga muito cheia, grande vontade de arrotar e náuseas.
Na grande maioria dos casos a azia é causada pois o alimento consumido entra em contato com a região mais baixa do esôfago e causa uma reação muitas vezes ácida, levando a sensação de queimação. Esse problema, o entanto, não é considerado grave e pode ser facilmente resolvido.
Outros fatores que podem fazer a azia se manifestar com mais frequência são:
- Consumo de cigarro e bebidas alcoólicas
- Obesidade
- Muito estresse na rotina
A melhor hora de buscar ajuda é a partir da primeira manifestação de algum dos sintomas, para não deixar com que o problema se desenvolva para algo mais sério. O ideal é se consultar com um clínico geral ou com um gastroenterologista.
Quais são os possíveis tratamentos?
O diagnostico precoce ajuda a prevenir problemas como feridas no estômago, e o tratamento é mais simples do que parece. A maioria dos casos tem como solução uma reeducação alimentar, mudando hábitos alimentares e cortando certos alimentos que podem desenvolver uma sensibilidade da região do esôfago.
Alguns alimentos são mais propícios a causarem problemas intestinais como a azia, como:
- Refrigerantes
- Tomate
- Frutas cítricas
- Café
- Chocolates
Cortar hábitos como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso também contribuem muito para o retrocesso do problema. Exercícios físicos também são muito importantes, já que a prática traz benefícios e equilíbrio para o corpo todo.
No geral, busque uma rotina mais equilibrada que contemple o consumo de alimentos mais saudáveis, exercícios físicos e pouco estresse. Em caso de manifestação de algum dos sintomas, não se automedique e procure um médico para iniciar o tratamento mais breve possível.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!