Conheça as melhores formas de manter uma horta caseira
Um hábito que já era conhecido antes da pandemia mas que ganhou ainda mais adeptos uma vez que a recomendação das autoridades é não sair de casa é o consumo de pequenas hortas caseiras. Elas podem ser instaladas em qualquer lugar da casa ou do apartamento e são muito úteis.
O principal benefício é poder sempre contar com frutas, verduras, ervas e legumes frescos e nutritivos para compor as refeições ao longo do dia. Além disso o cultivo das plantas também pode servir como um hobby para ocupar o tempo livre em casa.
Para os pais de crianças pequenas esse hábito também pode ser uma boa forma de incentivar os pequenos a terem contato com diferentes tipos de alimentos, os motivando a ter uma alimentação diversificada desde cedo.
Veja abaixo alguns tipos de hortas caseiras juntamente com dicas de como instalar cada uma em sua casa.
Como escolher o local da sua horta
Como citamos brevemente acima, as hortas caseiras são muito versáteis, podendo ser instaladas em quase qualquer casa ou apartamento. Mas mesmo com tantas opções, é necessário ter em mente alguns pontos importantes antes de iniciar o cultivo, e a escolha do local é uma das mais importantes.
Plantas precisam da luz do sol para se desenvolverem, por isso o recomendado é encontrar um lugar em sua casa onde a luz do sol seja constante. Em residências que possuam quintais ou varandas, essas áreas livres são muito úteis já que são ambientes abertos e ensolarados por boa parte do dia.
O espaço dedicado aos canteiros também é de suma importância, já que eles serão os “lares” de nossas plantas. O mais importante antes de iniciar o plantio é ter em mente quanto espaço será utilizado na construção da horta. Locais abertos e mais espaçosos permitem projetos um pouco mais ousados envolvendo tijolos ou madeira, por exemplo.
Para residências onde não há muita sobra de espaço o número de opções não é tão limitado quanto se imagina. Existem diversas alternativas que combinam estilo e praticidade, transformando as horas em partes importantes da decoração. Hortas suspensas estão entre as mais escolhidas para esse tipo de ambiente.
É preciso ter atenção com o solo
O solo é um dos pontos vitais para o cultivo de qualquer planta, e é necessário dar uma certa atenção à ele antes, durante e depois do plantio. Alguns pontos básicos mas de suma importância são:
- A umidade: é preciso ter atenção para não deixar o solo seco por falta de cuidado nem ensopado por exagero. É preciso achar um meio termo, onde a terra fica úmida e com aquele cheiro agradável.
- O “formato”: a terra onde as planta ficarão não pode ser totalmente solta e ao mesmo tempo não pode ser dura como pedra. Novamente é necessário encontrar um meio termo.
- Os nutrientes: além de irrigação constante, também é necessário alimentar o solo com fertilizantes que levam nutrientes para a terra e, consequentemente, para as plantas. Os adubos orgânicos são os mais comuns em nosso dia a dia e contemplam cascas de ovo e de frutas, partes de vegetais e legumes que não foram utilizadas, entre outros. Também podem ser adquiridos em lojas de jardinagem fertilizantes industrializados que contenham os nutrientes necessários para a manutenção do solo.
Demais cuidados com a horta
Após decidir quais plantas serão cultivadas em sua horta, o ideal é fazer uma breve pesquisa sobre a espécie e aprender um pouco mais sobre o desenvolvimento dela. Normalmente os alimentos que mais são escolhidos pelos brasileiros não exigem muitos cuidados específicos, mas é sempre bom verificar qual a quantidade de água ideal e quais fertilizantes cada tipo de planta mais gosta, por exemplo.
Um outro ponto muito importante é controle de eventuais pragas que possam surgir em sua horta, indo desde insetos até ervas daninhas. Para cada problema existe uma solução diferente, por isso ressaltamos novamente a importância de adquirir um conhecimento prévio sobre os assuntos para saber o que fazer em cada situação.
Mas já podemos adiantar que não é anda muito complicado. No caso das ervas daninhas por exemplo, basta tirar as plantas indesejadas que competem com as principais e o problema está resolvido. Para situações mais específicas como uma presença grande de certos insetos, talvez seja necessário contar com a ajuda de alguns inseticidas que botam um ponto final no problema.
De qualquer forma, cultivar uma pequena horta em casa pode ser uma atividade muito enriquecedora e rica, que no final ainda gera deliciosos alimentos que vão direto para a mesa!
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, rica em frutas exóticas, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!