A couve é um legume rico em diversos nutrientes importantes
A couve é uma hortaliça que pertence à família do brócolis e do repolho, e que possui diversos tipos diferentes. A mais popular em nosso país é conhecida como couve-manteiga, que possui como característica marcante as folhas longas e lisas, com as cores que podem variam entre vários tons de verde.
A verdura pode ser incluída em uma grande gama de receitas, desde complemento para feijoadas até como ingrediente de sucos verdes. Ela também é muito utilizada em saladas ou em conjunto com temperos como o alho.
O alimento possui muitos nutrientes que contribuem para a manutenção de diferentes regiões do corpo. Separamos abaixo alguns dos maiores benefícios que a couve traz ao nosso corpo juntamente com deliciosas formas de preparo da hortaliça.
Para facilitar a leitura, guie-se pelo sumário abaixo e se quiser ir direto para um tópico específico, basta clicar nele!
Benefícios que a couve traz ao corpo
Promove um melhor funcionamento do intestino
A couve é rica em fibras, nutrientes vitais para o bom funcionamento do intestino. Esses elementos contribuem diretamente para os movimentos do sistema digestivo, fazendo com que os alimentos sejam digeridos com mais facilidade. Além disso as fibras contribuem para que as fezes sejam mais úmidas, facilitando a evacuação.
O bom funcionamento do intestino previne problemas como a constipação, que podem causar a sensação de inchaço e dores abdominais.
Previne o envelhecimento precoce
A couve também possui em sua composição diversos antioxidantes poderosos que ajudam na manutenção de várias regiões do corpo. Uma das áreas mais beneficiadas por isso é a pele, que graças ao incentivo à formação de colágeno gerado pela hortaliça consegue manter uma aparência jovem e saudável.
Aumenta a imunidade do corpo
A vitamina C é um nutriente vital para o nosso corpo, mas nosso organismo não é capaz de produzi-la sozinho. Portanto, consumir alimentos que possuam esse elemento em sua composição é muito importante para manter a saúde em dia. A couve carrega uma quantidade considerável do nutriente, que aumenta as defesas do corpo ao reforçar o sistema imunológico.
Com isso, as chances do desenvolvimento de doenças como resfriados e gripes diminui muito, além de fazer nosso corpo lidar muito melhor com outros problemas que afetem nossa saúde.
Favorece a saúde do coração
As fibras, além de terem um papel importante para o funcionamento do sistema digestivo, ajudam a melhorar a saúde do nosso coração. Isso acontece pois esses nutrientes diminuem os níveis do colesterol ruim (LDL) do organismo, facilitando a circulação e prevenindo problemas como infartos e outras doenças arteriais.
Deixa os ossos mais fortes
Por conter minerais como o cálcio e o potássio em sua composição, a couve entra na categoria dos alimentos que ajudam a manter a saúde dos ossos. Além de estimular o crescimento, esses nutrientes também ajudam a manter essas regiões do corpo fortes e menos suscetíveis a fraturas. Consumir alimentos que beneficiam os ossos pode impedir o surgimento de doenças degenerativas como a osteoporose.
Tabela nutricional da couve
Confira em detalhes os valores nutricionais da couve.
Calorias | 7,56 kcal | Valores diários: 0,38% |
Carboidratos | 1,20g | 1% |
Proteínas | 0,81g | 0,30% |
Gorduras totais | 0g | – |
Fibra alimentar | 0,6g | 2% |
Receitas mais populares envolvendo a couve
Como citamos brevemente na introdução desse texto, a couve pode ser consumida de diversas formas diferentes. A forma que mais preserva os nutrientes da hortaliça é in natura, ou seja, ainda crua. Após lavar corretamente, ela pode ser picada e adicionada em saladas juntamente com outros legumes e verduras.
A couve também é um ingrediente comum em sucos verdes, que misturam diversos alimentos crus com água ou suco de laranja, resultando em uma bebida muito nutritiva.
Uma receita muito popular e simples de ser executada é refogar a couve com cebola e alho no azeite. Dessa forma a couve pode servir como acompanhamento para praticamente qualquer prato, com o mais popular sendo a feijoada. A hortaliça também pode ser um ingrediente importante em marmitas saudáveis.
Caso o gosto da couve seja muito amargo para o seu gosto, tente cortar o talo antes de começar as receitas e adicione temperos naturais como salsinha e ervas para ressaltar o sabor da verdura.
E se você deseja ter uma dieta completa que inclua a deliciosa couve, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!