A osteoporose é uma doença que afeta a estrutura óssea do corpo
Um das doenças mais perigosas que atinge principalmente mulheres com mais de 40 anos é a osteoporose. A condição diminui a densidade óssea, deixando o corpo todo mais sensível a fraturas.
A idade e sexo são fatores relevantes pois a doença normalmente se manifesta quando o organismo tem uma queda na taxa de alguns hormônios cruciais para a renovação óssea. Nas mulheres, principalmente a partir dos 35 anos, as taxas de hormônio começam a sofrer um desequilíbrio maior, fazendo com que elas sejam mais suscetíveis à doença.
Mas ela também pode atingir os homens, mas normalmente se manifesta em uma idade mais avançada.
É preciso ter atenção pois a osteoporose é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas até estar em um estado avançado. Confira abaixo como identificar os sinais de uma manifestação da doença.
O que é a osteoporose?
O tecido ósseo funciona como qualquer outro tecido do nosso organismo, ou seja, a cada momento ele trabalha para se renovar. As células novas, por consequência, são mais resistentes e fazem nossos ossos serem mais duráveis.
Conforme a idade, nosso organismo vai perdendo a capacidade de produzir essas novas células ósseas, com isso os ossos vão ficando mais porosos e menos resistentes. A doença é mais comum em mulheres pois a partir dos 35/40 anos, as taxas de hormônios passam a sofrer grandes variações, afetando a produção de novas células ósseas.
Fatores de risco
Além dos já citados fatores como idade e sexo, existem outros pontos que podem influenciar o surgimento da doença. Confira:
- Histórico familiar
- Sedentarismo
- Falta de cálcio na dieta
- Tabagismo
- Falta de vitamina D
- Consumo de álcool
Sintomas e diagnóstico
Como já citamos, a osteoporose é uma doença silenciosa que não da pistas do seu desenvolvimento no corpo. Os sinais que ela dá acontecem quando a doença já está em uma fase muito avançada.
Normalmente, fraturas espontâneas nossos ossos são os sinais mais claros da presença da doença. Por vezes a pessoa não fez um esforço suficiente para fraturar uma região, mas graças à falta de resistência osso mesmo assim se lesiona.
O ideal é consultar um médico regularmente e não esperar que os sintomas batam na porta para prevenir a doença. Um exame simples de raio x dos ossos é feito e através dele é possível ver a quantidade de massa óssea presente.
Tratamento para osteoporose
Em casos onde a doença ainda se encontra em um estágio inicial, uma mudança na alimentação e a prática diária de exercícios físicos já é suficiente para impedir o desenvolvimento mais da enfermidade. No entanto, em casos mais avançados é preciso incluir medicações na rotina.
Os remédios tem como objetivo serem um reforço a mais para impedir a degradação dos ossos, mas eles não fazem o trabalho todo sozinho. Uma alimentação balanceada e exercícios físicos também devem ser incluídos na rotina.
Prevenção
A melhor forma de se prevenir de doenças que afetam os ossos é manter um consumo regular de minerais que fortalecem os tecidos ósseos (como o cálcio, por exemplo), praticar atividades físicas e tomar sol regularmente.
A união desses três pontos fortalece a massa muscular e óssea, tornando o corpo muito mais resistente a esse tipo de enfermidade.
Também é importante ressaltar que até os 20 anos, aproximadamente, nossos ossos ainda estão crescendo e se desenvolvendo, por isso durante é a infância e adolescência é muito importante incentivar os jovens a praticarem esportes para que os ossos se desenvolvam da melhor forma possível.
E se você deseja ter um acompanhamento completo e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tais profissionais e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!