A fim de evitar a propagação de um novo vírus, principalmente entre os idosos, que se enquadram no grupo de risco do COVID-19, o ministério da saúde brasileiro antecipou a campanha de vacinação contra a gripe este ano.
A equipe do Plano de Saúde Populares trouxe um artigo que destaca os principais detalhes da campanha, ressaltando ainda o motivo pelo qual ela é tão importante neste momento.
Veja também: Planos de saúde cobrem cirurgia de desvio de septo?
Por que antecipar a campanha de vacinação contra agripe?
Com os últimos acontecimentos relacionados à pandemia de coronavírus, foi possível ver e sentir a gravidade do problema que é a disseminação de um vírus que toma proporções altas em pouco tempo. Isso fica ainda mais preocupante quando alguns grupos de pessoa são considerados parte do grupo de risco para se tornarem vítimas fatais da epidemia.
Dentre as medidas adotadas para proteger a população do grupo de risco, como idosos e pessoas portadoras de doenças respiratórias, por exemplo, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 23 de março.
Diversos postos de saúde e hospitais brasileiros, como o hospital samaritano, já começaram a campanha de vacinação contra a gripe.
Para isso, as pessoas devem ir nas datas estipuladas ao ponto de saúde de atendimento convencional e se vacinar.
Antecipação da campanha de vacinação contra a gripe
A ideia da antecipação da Campanha de Vacinação contra a gripe surgiu como uma forma de diminuir a quantidade de pessoas com gripe no inverno, priorizando nos primeiros dias da campanha as pessoas mais propensas ao vírus da gripe, de acordo com a coletiva de imprensa, pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Para que a campanha pudesse ser antecipada, o Instituto Butantan produziu cerca de 75 milhões de doses, como forma de buscar a prevenção dos três tipos de vírus de influenza que mais circularam no ano anterior.
O ministro da Saúde afirmou ser a forma mais eficaz e a medida mais importante para a prevenção de doenças do vírus da influenza, bem recorrentes no inverno.
Quais as datas da vacinação?
As datas de vacinação iniciaram desde o dia 23 de março de 2020, somente para os grupos de pessoas com mais risco, maior probabilidade de desenvolvimento doenças pelo vírus da influenza, sendo eles pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde.
A partir do dia 16 de abril os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento de pacientes com doenças crônicas.
A partir de 9 de maio, crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas com idade entre 55 a 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas privadas de liberdade.
Já no dia 9 de maio acontecerá o dia D, para todo o público brasileiro.
A vacinação protege contra o coronavírus?
A vacinação não protege contra o coronavírus. Para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a vacina vem como uma forma de auxiliar os profissionais da saúde descartarem as influenzas ainda na triagem e acelerarem o diagnóstico de pacientes que sofrem da ação do coronavírus.
Também pode te interessar: Quatro pacientes internados na UTI de São Paulo com coronavírus tiveram alta
Além de estar com as vacinas em dia, também é importante poder contar com um bom plano de saúde, que te ofereça uma ampla rede credenciada e profissionais qualificados.
Faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares e garanta o melhor atendimento para você e sua família.