Muitas pessoas conhecem a rinoplastia por meio de famosos, que costumam faze-las para fins estéticos, mas não é apenas para isso que o procedimento serve.
Além de correções estéticas que podem ter um grande impacto na auto estima, ela também pode corrigir falhas que afetam a capacidade respiratória das pessoas.
Conheça um pouco mais sobre a rinoplastia abaixo!
A rinoplastia além da estética
Em muitos casos, a rinoplastia é feita para poder corrigir problemas respiratórios, causados pelo desvio de septo natal e por conta de um aumento anormal nos corretos nasais, mais conhecido como hipertrofia.
Quando o caso se trata de desvio no septo, a cirurgia é estética e funcional. Traumas ocorridos na infância, ou em qualquer fase da vida da pessoa, podem causar o desvio no septo nasal.
A maior parte da população não sabe, mas não é muito comum que as pessoas que não tenham o septo reto, não sintam nenhuma dificuldade respiratória. Mas, quando o desvio é saliente, problemas podem surgir.
De acordo com opiniões, além de ser o causador de muitos problemas respiratórios, o desvio pode levar a quadros crônicos de sinusite, acumulo de secreções e sangramentos, além de também possíveis deformidades no nariz.
Em casos assim, a cirurgia não é feita apenas pela aparência, mas, também para melhorar o funcionamento nasal.
Anatomia do Nariz
A pele do nariz é sustentada internamente por estruturas ósseas e cartilaginosas.
Na parte superior, fica o osso nasal, na parte média, se encontra a cartilagem septal com sua expansão lateral e na parte inferior, é ficam as cartilagens alares.
Como é feita a rinoplastia?
Nessa cirurgia, é realizada a remodelação das estruturas ósseas e cartilaginosas através de reduções, mudanças na forma ou aumento das estruturas nasais.
Com esse ato, é possível corrigir as alterações no dorso, na ponta e também na largura do nariz.
Cada caso é estudado minuciosamente, respeitando as características raciais e funcionais de cada paciente.
Quais são as recomendações Pré– Cirúrgicas?
É recomendado que o paciente programe sua vida diária e social, nos dias seguintes à cirurgia, respeitando os períodos de repouso e os cuidados a serem tomados durante a cicatrização e uso dos curativos.
É de muita importância que o paciente esteja em boas condições de saúde, para que seja possível a realização da cirurgia.
Na consulta médica, é realizada uma avaliação física completa do paciente, onde são solicitados alguns exames laboratoriais.
Algumas recomendações devem ser seguidas antes da realização da cirurgia.
É preciso também que você informe ao seu médico quais remédios você toma normalmente, pois pode ser que alguns sejam suspensos, como os anti-coagulantes, por exemplo.
Nos dias que antecedem a cirurgia, é preciso suspender o consumo de bebidas alcoólicas e também o fumo.
Caso esteja gripado ou se sentindo indisposto, é recomendado que você também informe seu médico.
É solicitado que 8 horas antes do ato cirúrgico, o paciente faça jejum absoluto, tanto de alimentos sólidos quantos líquidos.
O tempo de cirurgia e o tipo de anestesia serão informados pelo seu médico.
Normalmente, o paciente não precisa ficar internado e recebe alta para ir pra casa no mesmo dia da realização da cirurgia.
Também pode te interessar: Cirurgia de Redução do Estômago | Saiba como é feita e seus benefícios
A rinoplastia por fins estéticos não é um procedimento obrigatório a ser coberto pelos planos de saúde, no entanto, em casos de doenças crônicas, onde é necessário que ela seja realizada, alguns planos podem cobri-la.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde após conhecer os cuidados com o colchão, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tais profissionais e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!