Os diferentes tipos de leite podem ter um grande impacto na nossa saúde; confira qual é o melhor para você
O leite é uma das bebidas mais consumidas do mundo graças ao seu ótimo sabor e grande leque de possibilidades para receitas. Mas ele não é unanimidade, já que muitas pessoas sofrem problemas de saúde ao consumirem a bebida e precisam pensar em alternativas caso queiram manter o leite na sua dieta.
Atualmente existem, três principais tipos de leites de vacas que são comercializados para supermercados: o desnatado, o semidesnatado e o integral. A maior diferença entre eles é o teor de gordura presente nas bebidas, interferindo também na quantidade de certos nutrientes por porção.
A resposta para a pergunta de qual tipo é melhor para a saúde então parece evidente, o tipo com menos gordura é o melhor, certo? É nesse ponto que muitas pessoas se enganam e acabam esquecendo de outros fatores que podem pesar na hora da escolha. Descrevemos abaixo os três tipos de leite e qual é o mais indicado para cada situação do cotidiano.
Tipos de leite: desnatado
É a categoria que possui a menor quantidade de gorduras por porção, tendo aproximadamente 0,5 g de gordura a cada 100 g de leite. É muito recomendado para pessoas que desejam perder peso mas não querem abrir mão do leite em suas refeições. Muitas receitas também recomendam o uso dos desnatados justamente por preservarem o sabor original da bebida e ao mesmo tempo diminuir o número de calorias.
O baixo teor de gordura, no entanto, não vem sem um custo. O leite desnatado sofre de deficiências na questão nutricional, apresentando quantidades insuficientes de certos elementos. As vitaminas A e D possuem taxas inferiores às recomendadas por porção, e essa deficiência pode afetar algumas áreas do corpo que contam com esses nutrientes para efetuar a manutenção adequada.
O ideal é realizar uma pesquisa entre as fabricantes de leite que oferecem a opção desnatada. Algumas delas, cientes do déficit de nutrientes, adicionam proteínas, minerais e vitaminas para que a bebida fique mais robusta e com um valor nutricional maior.
Leite desnatado
- Teor de gordura: inferior a 0,5% / 0,5 gramas de gordura para cada 100 gramas de leite
- Calorias: cerca de 60 por copo
- Normalmente possui um baixo teor de nutrientes
Leite semidesnatado
O semidesnatado é o meio termo dos tipos de leite, tendo níveis de gordura maiores que o desnatado porém menor que o integral. A quantidade exata de gordura a cada 100 g varia de acordo com a fabricante, mas normalmente ficam entre 1,2 e 5,8 g por porção.
Esse tipo de leite é muito recomendado para pessoas que desejam consumir o leite mas apresentam problemas com o excesso de gordura do integral. Variações no sistema digestório, como aumento de gases e dores abdominais estão entre os sintomas mais comuns em organismos mais sensíveis ao leite integral.
O semidesnatado surge como uma ótima opção já que contempla uma boa quantidade de nutrientes e ao mesmo tempo corta um pouco da quantidade excessiva de gordura presente no leite integral.
Leite semidesnatado
- Teor de gordura: entre 0,6% e 2,9% / entre 0,6 e 2,9 gramas de gordura para cada 100 gramas de leite
- Calorias: cerca de 85 por copo
- Quantidade satisfatória de nutrientes
Leite integral
É o leite que não possui nenhuma alteração no nível de gordura durante o processo de industrialização. As taxas de gordura desse tipo de leite começam em 3%, ou seja aproximadamente 6 g por porção, variando de acordo com o fabricante. Informações como essa podem ser conferidas na parte de trás da caixinha do produto.
Por mais gorduroso que seja é também o leite que possui a maior quantidade de nutrientes, mantendo todos os principais elementos da bebida. É muito recomendado para crianças e adolescentes em fase de crescimento, pois auxilia na formação e manutenção dos ossos.
Mas são necessários alguns cuidados, já que os altos teores de gordura podem influenciar no ganho de peso excessivo nos jovens. Também é preciso ter atenção para problemas relacionados à lactose e demais sintomas que podem ser piorados com com o consumo do leite.
Leite integral
- Teor de gordura: a partir de 3% / pelo menos 3 gramas de gordura para cada 100 gramas de leite
- Calorias: cerca de 120 por copo
- Alta concentração de nutrientes
O ideal é reparar em qual leite é consumido em sua residência e perceber se o consumo da bebida traz algum malefício à saúde. Caso a resposta seja positiva, o recomendado é procurar um especialista para detectar qual é o problema e trocar o tipo de leite para um mais adequado ao seu organismo.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!