Poupe tempo e coma de forma mais saudável com marmitas durante a semana

Marmitas podem tornar as refeições do dia a dia mais práticas e nutritivas

Seja em home office ou em empregos presenciais, é muito importante aproveitar aquela sagrada hora do almoço para comer bem e ter energia para o resto do dia. Mas por mais que pareça uma tarefa simples, para muitas pessoas pode ser mais complicado do que aparenta.

Com as rotinas cada vez mais agitadas e os horários cada vez mais apertados, muitas vezes não sobra tempo para preparar algo em casa para ser consumido no dia seguinte. A solução para muitas pessoas acaba sendo comer fora, e por mais que seja uma solução prática, pode ser custosa tanto para o bolso quanto para a saúde no longo prazo.

Uma solução muito interessante que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil é separar um dia para produzir várias marmitas que serão consumidas durante uma semana inteira. Além da praticidade, essas refeições tendem a ser mais saudáveis pois há um controle total das quantias de sal, açúcar e óleo por quem está cozinhando.

Confira abaixo algumas dicas de como preparar deliciosas marmitas.

marmitas

Organize um planejamento antes de começar

Para facilitar na hora de adquirir os ingredientes e preparar as refeições, o ideal é planejar um cardápio para a semana. Dessa forma você saberá a quantidade de alimentos que deve comprar, evitando desperdícios. Evite ao máximo alimentos processados e opte por legumes, frutas e vegetais frescos vendidos em feiras, sacolões ou mercados.

Um outro ponto muito importante é o armazenamento das refeições, que podem ser de vidro ou de plástico. O ideal é adquirir os potes de vidro, pois eles preservam mais os alimentos em diferentes temperaturas, além de serem mais duráveis.

Uma vez que esses pontos foram resolvidos, é hora de colocar a mão na massa e preparar as refeições.

O que uma marmita deve conter?

A resposta para essa pergunta varia de acordo com a pessoa. Gostos e filosofias de vida influenciam muito em quais ingredientes você adicionará às marmitas. O ideal é fazer uma lista de tudo que você não gostaria que fizesse parte das duas refeições, ficando bem mais fácil pesquisar receitas dessa forma.

Independente das preferências, o ideal é formar refeições coloridas e diversas, abraçando o maior número de nutrientes possível. Na internet é possível encontrar diversas receitas deliciosas que contemplam vegetais, grãos, legumes, verduras e carnes.

Saladas também são uma ótima pedida, mas devem ser armazenadas em recipientes separados para que seu sabor e textura sejam conservados. Falaremos um pouco mais sobre armazenamento no próximo tópico.

Como armazenar as marmitas de forma correta

As refeições estão prontas, e agora? O objetivo é congelar os alimentos para que durem um longo período de tempo, no entanto são necessários alguns cuidados. Assim que tudo estiver devidamente preparado, distribua a comida pelos potes e deixe esfriar em temperatura ambiente e sem a tampa. Esse passo é importante para que não haja um choque de temperatura brusco nos aliementos.

Depois que as marmitas esfriaram, basta tampa-las e coloca-las no congelador. Muitas pessoas também etiquetam os potes, com a data de ‘fabricação’ dos alimentos e o dia em que pretendem consumi-los. Isso garante um maior controle sobre os prazos dos alimentos.

Para poder consumir as refeições as marmitas devem ser descongeladas, e esse processo também exige alguns cuidados. O primeiro deles é não tirar os alimentos do congelador e deixa-los em temperatura ambiente, pois esse processo aumenta o risco de contaminação.

O ideal é na noite anterior ao consumo mover as marmitas do congelador para a geladeira, deixando os alimentos prontos para serem esquentados no dia seguinte. Vale lembrar que uma vez descongelados, os alimentos não devem voltar ao congelador.

Mesmo com essas dicas, muitas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre o que colocar em suas marmitas. E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp