Outubro Rosa: como realizar a prevenção do câncer de mama?

Câncer de mama

Você sabia que o câncer de mama, representa uma das doenças que mais afetam as mulheres? A enfermidade exerce um bom índice de cura, principalmente, quando diagnosticado em sua fase precoce.

Geralmente, o tumor se inicia na mama, ele pode atingir a axila ou até mesmo outros órgãos, o que denominamos como metástase.

A gravidade do tumor determina a forma de tratamento, ela estimula as medidas de autocuidado da mama, como o autoexame e a mamografia.

Sintomas

Geralmente, o sinal mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um caroço no seio. Esses nódulos são fáceis de identificar, pois são duros e irregulares.

Por mais que esse sintoma seja o principal indício da doença, existem outros sintomas, como: endurecimento mamário, presença de secreção pelo mamilo com aspecto de água de rocha ou sangue e aparecimento de gânglios axilares.

Os mais comuns nessa região são a saída de secreção e a inversão da ponta. Neste último caso, a exceção é para quem já possui a inversão da ponta do mamilo de nascença!

Prevenção

A melhor forma de prevenção constitui na realização do exame de mamografia. Esse cuidado favorece um diagnóstico precoce e aumenta as chances de cura.

O ideal é realizar o exame, anualmente, a partir dos 40 anos de idade.

Estima-se que os principais fatores de riscos estão relacionados ao excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

Dica! Por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Tratamento

Câncer de mama

O tratamento do câncer de mama depende muito do grau do desenvolvimento do tumor, ele pode ser feito através de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

Alguns fatores que podem influenciar no processo do tratamento são as características do tumor e de como está o funcionamento do corpo da mulher. Ou seja, se ela já entrou na menopausa e se existem outras doenças associadas ou não.

Estes tratamentos são indicados para os tumores malignos, caso o câncer seja benigno, normalmente só é necessário manter a vigilância do nódulo, sem ser necessário nenhum tipo de tratamento.

Já no caso de câncer de mama metastático, processo em que o tumor se encontra em um nível avançado. É necessário utilizar uma combinação de todos os tratamentos, para tentar combater as células cancerígenas e aumentar as chances de cura.

Cuidar da saúde, como você já deve ter percebido é algo indispensável.

Por esse motivo, nós do Plano de Saúde Populares, estamos aqui para oferecer as melhores oportunidades e facilidades de adquirir um plano de saúde.

Faça agora uma cotação gratuita com a gente! Não custa nada!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp