O sedentarismo, ou seja, a falta de atividade física e o excesso de tempo sentado, é um problema de saúde pública que vem aumentando cada vez mais em todo o mundo. Isso se deve, em grande parte, ao estilo de vida atual, que tende a ser cada vez mais sedentário, com a popularização de trabalhos que exigem muito tempo sentado em frente ao computador e o aumento do uso de meios de transporte motorizados em detrimento da caminhada ou da bicicleta.
Mas qual é o problema em passar muito tempo sentado? O sedentarismo pode trazer uma série de riscos para a saúde, como o aumento do risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo 2, doenças musculoesqueléticas e até mesmo câncer.
Além disso, pode levar ao aumento do estresse, da ansiedade e da depressão, devido à falta de exercícios físicos que promovem a liberação de endorfinas no cérebro.
Perigos do sedentarismo
O sedentarismo pode levar a uma série de doenças e problemas de saúde. Algumas das doenças mais comuns associadas ao sedentarismo são:
- Doenças cardiovasculares: O sedentarismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, derrame cerebral e hipertensão arterial, devido ao aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e à diminuição do tônus muscular das artérias.
- Obesidade: O sedentarismo também pode levar ao aumento de peso e à obesidade, pois a falta de atividade física diminui o gasto calórico diário e pode contribuir para o consumo excessivo de alimentos.
- Diabetes tipo 2: O sedentarismo também está associado ao aumento do risco de diabetes tipo 2, uma doença metabólica em que o corpo não consegue controlar os níveis de açúcar no sangue de forma adequada.
- Doenças musculoesqueléticas: O sedentarismo também pode levar a problemas nas articulações, músculos e ossos, como dores nas costas, joelhos e pés, devido ao aumento do estresse nas estruturas corporais e à diminuição da força muscular.
- Câncer: Alguns estudos também sugerem que o sedentarismo pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer, como câncer de mama e de cólon.
Para se proteger contra essas doenças, é importante incluir a prática de exercícios físicos na rotina e fazer pequenas mudanças no estilo de vida para aumentar a atividade física diária. Além disso, é importante manter uma dieta saudável e um peso adequado, pois o excesso de peso também pode aumentar o risco de doenças relacionadas ao sedentarismo.
Como evitar e superar o sedentarismo
Para evitar os perigos do sedentarismo, é importante incluir a prática de exercícios físicos na rotina e fazer pequenas mudanças no estilo de vida para aumentar a atividade física diária. Algumas dicas para isso são:
- Tentar caminhar ou andar de bicicleta quando possível, ao invés de pegar o carro ou o transporte público;
- Escolher atividades físicas que goste, para que sejam mais prazerosas e fáceis de incorporar na rotina;
- Fazer intervalos para se levantar e se alongar a cada hora ou duas quando estiver trabalhando ou estudando sentado por muito tempo;
- Escolher atividades físicas que envolvam o corpo todo, como dança, natação ou yoga, em vez de apenas exercícios de musculação ou cardio;
- Manter um peso saudável, pois o excesso de peso pode aumentar o risco de doenças relacionadas ao sedentarismo;
- Procure por espaços públicos para praticar exercícios ao ar livre, como parques ou praças;
- Considere a possibilidade de adotar uma rotina de exercícios em casa, se não tiver acesso a uma academia ou espaços públicos para praticar atividades físicas.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde, a melhor forma de fazer isso é consultando os melhores médicos. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!