Bebida açucarada e viciante, o refrigerante pode trazer muitos malefícios à saúde
Presentes em almoços, reuniões, lanches e em diversos outros contextos, o refrigerante é muito presente na vida dos brasileiros. No entanto, o nível alto de consumo das bebidas pode acarretar em diversos problemas para nossa saúde.
A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) classifica os refrigerantes como bebidas gaseificadas, resultados da mistura de água, extratos naturais e açucares. Nessa fórmula também são adicionados corantes e ácidos.
O gosto agradável pode ser viciante e desencadear uma série de problemas ao organismo, abaixo você confere alguns deles.
O refrigerante contribui para o ganho de peso
A composição do refrigerante está repleta de elementos que promovem o ganho de peso. O xarope, o corante e principalmente a grande quantidade de açúcar presente na bebida fazem dela uma bomba calórica. Além do ganho de cintura, o consumo dos refrigerantes pode levar a problemas graves como obesidade e diabetes.
Risco de doenças cardiovasculares
Como citamos acima a obesidade é uma das consequências diretas do consumo excessivo de refrigerante, e ela pode causar problemas por todo corpo, inclusive no coração. Além disso, a bebida também contribui para o aumento da pressão arterial, um grande fator de risco para o doenças cardíacas e acidentes vasculares encefálicos (derrame).
Desenvolvimento de cáries dentárias
Mais um malefício causado pela grande quantidade de açúcar presente no refrigerante é o desenvolvimento de cáries. Por mais que elas possam se desenvolver de outras maneiras, o consumo diário de refrigerante pode ser um grande facilitador.
O ácido presente na bebida também é danoso a saúde bucal, por dissolver parte do esmalte que protege os dentes e deixa-los mais vulneráveis a bactérias.
Osteoporose
O ácido fosfórico presente no refrigerante prejudica os ossos por promover uma perda de cálcio. A substância presente na bebida aumenta a acidez do sangue e para combater esse problema, nosso corpo retira o cálcio presente nos ossos para neutralizar o ácido. Ao longo do tempo, a perda desse mineral pode causar degenerações ósseas.
O refrigerante pode levar a complicações renais
Grandes quantidades de açúcar também prejudicam o funcionamento dos rins, pois obrigam os órgãos a trabalharem mais para filtrar o sangue. O já citado ácido fosfórico também é causador de problemas renais por aumentar as chances de pedras nos rins.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!