O estresse crônico é um tipo de estresse que dura por um período prolongado de tempo e pode ter efeitos devastadores tanto na saúde mental quanto na saúde física. Ele pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo problemas de trabalho, relacionamentos difíceis, preocupações financeiras e condições de vida estressantes.
Além de todo o desgaste mental, o estresse também causa efeitos físicos que muitas vezes podem ser confundidos com outro problemas mais graves. Por isso é importante identificar os sintomas para saber se você está sofrendo com esse problema.
Pode causar dores musculares e outros problemas
Quando estamos sob estresse crônico, nosso corpo entra em um estado de alerta constante, liberando hormônios do estresse como a adrenalina e o cortisol. Isso pode levar a sintomas físicos, como dores de cabeça, dores musculares e fadiga
O estresse crônico afeta o sistema imunológico
O estresse crônico também faz nosso organismo liberar hormônios como a adrenalina e o cortisol. Esses hormônios podem afetar a atividade das células do sistema imunológico, tornando-nos mais suscetíveis a doenças e infecções.
Além disso, o estresse crônico pode levar a mudanças no microbioma, que é o conjunto de microorganismos que vivem em nossos corpos. Esses microorganismos desempenham um papel importante na saúde imunológica e o estresse crônico pode alterar a composição do microbioma de uma maneira que pode afetar negativamente o sistema imunológico.
Leva a alterações no sono
Os mesmos hormônios citados anteriormente também podem afetar a qualidade do sono, tornando mais difícil adormecer e manter-se adormecido.
Além disso, o estresse crônico pode levar a pensamentos e preocupações que podem interferir com o sono. Pode ser mais difícil relaxar e desligar da rotina do dia a dia quando estamos sob estresse, o que pode afetar a qualidade do sono.
O estresse também pode levar a alterações no padrão de sono, como ter dificuldade em adormecer ou acordar várias vezes durante a noite. Isso pode levar a fadiga e cansaço durante o dia e pode afetar a capacidade de uma pessoa de se concentrar e realizar tarefas.
Ele também pode afetar o sono de várias outras maneiras, incluindo alterações na qualidade do sono, dificuldade em relaxar e desligar da rotina do dia a dia e alterações no padrão de sono. Isso pode levar a fadiga e cansaço durante o dia e afetar a capacidade de uma pessoa de se concentrar e realizar tarefas.
Impacta de forma significativa na saúde mental
Além disso, o estresse crônico pode ter um impacto profundo na saúde mental. Pode levar a problemas de ansiedade e depressão, bem como aumentar o risco de transtornos mentais mais graves. Também pode afetar a habilidade de uma pessoa de se concentrar e tomar decisões, o que pode ter um impacto negativo na vida diária e no trabalho.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde, a melhor forma de fazer isso é consultando os melhores médicos. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!