Os casos de câncer de cólon estão aumentando em jovens adultos, e bebidas açucaradas podem ter relação com isso

Estudos apontaram uma relação entre o consumo de bebidas açucaradas e o aumento do câncer de cólon

O açúcar é um ingrediente muito polêmico, pois ao mesmo tempo que é muito consumido e apreciado pelo seu sabor também pode ser um grande inimigo da saúde. Recentemente foi publicado no jornal americano The New York Times um estudo que indica que essas bebidas talvez tenham relação direta com um aumento na taxa de tumores.

Os cânceres em questão são os que se desenvolvem nas regiões do cólon e do reto e que normalmente surgem após os 50 anos de idade. Mas médicos e pesquisadores de todo o mundo têm observado cada vez mais casos desse tipo de câncer em pessoas mais jovens.

As chances das bebidas açucaradas serem o único elemento causador desses problemas é baixo, porém é inegável que existe uma relação entre os dois fatores. Confira abaixo um pouco mais a respeito da pesquisa que apontou esse fato.

câncer de cólon

A pesquisa

O estudo foi publicado pela revista médica Gut e examinou mais de 94 mil enfermeiras voluntárias. O projeto tinha como objetivo ver efeitos adversos na saúde das mulheres a longo prazo, entre os anos de 1991 e 2015.

Analisando as voluntárias que não consumiam bebidas açucaradas com tanta frequência, o desenvolvimento de tumores no cólon manteve o padrão esperado. No entanto, ao analisarem as enfermeiras que consumiam mais do que duas porções de 240ml de bebidas açucaradas por semana, os resultados foram muito diferentes.

Cada porção a mais de bebidas aumentava o risco do surgimento de câncer em cerca de 16%. Um copo com essa quantidade por dia foi associada a um risco cerca de 32% maior do desenvolvimento de tumores nas regiões do reto e do cólon.

Esses números deixaram os pesquisadores intrigados, e novos estudos para analisar de forma mais profunda essa relação devem ser realizados nos próximos anos. E vale lembrar que os cientistas encontraram apenas uma ligação entre os dois fatos, o que não quer dizer que esse tipo de bebida é o causador desses tumores.

A partir dos anos 1980, o consumo desse tipo de bebida aumentou drasticamente no mundo todo. A popularização de refrigerantes, sucos artificiais e outras bebidas adoçadas com açúcar fez com que muitas crianças tivessem contato logo cedo com esse tipo de produto.

Pessoas nascidas a partir de 1990 possuem cerca de duas vezes mais chances de desenvolverem câncer de cólon quando comparadas a pessoas nascidas nos anos 1950. Esses dois fatores foram o ponto de partida para os pesquisadores, que concluíram que as duas informações possuem algum tipo de ligação.

Como diminuir o risco de câncer de cólon

A mesma pesquisa também apontou um caminho interessante para as pessoas que querem reduzir o risco de desenvolver algum dos tumores citados. Afinal, bebidas são parte do nosso cotidiano e estão presentes em quase todas as refeições que consumimos. Muitas pessoas já se acostumaram a beber enquanto almoçam e jantam, então como encontrar um meio termo para essa situação?

O estudo mostrou que substituir bebidas adoçadas com açúcar por café (sem açúcar), leite com baixo teor de gordura e outras bebidas com concentrações pequenas de adoçantes podem reduzir o risco do desenvolvimento de tumores em 20%.

Outras consequências do consumo de bebidas açucaradas

Esse tipo de bebida é muito conhecido por seu sabor gerado artificialmente e que normalmente agrada aos mais diversos paladares. No entanto, o número de nutrientes que agregam algo de positivo ao organismo na composição dessas bebidas é extremamente baixo, fazendo com que eles sejam conhecidos como “bombas calóricas”.

Eles estão na categoria dos alimentos ultraprocessados, ou seja apenas uma pequena parcela de suas composições são feitas a partir de elementos naturais, com a grande maioria sendo artificial. Além dos riscos citados acima, esse tipo de alimento também traz outros problemas para a saúde, confira alguns abaixo:

  • Obesidade
  • Aumento da pressão arterial
  • Alterações hormonais
  • Mal funcionamento dos rins
  • Falta de nutrientes importantes ao corpo como minerais e vitaminas

Já publicamos aqui no blog um texto que aprofunda a discussão sobre os alimentos ultraprocessados, mostrando quais comidas se enquadram na categoria, seus malefícios e como substituí-los por comidas mais saudáveis. Para conferir, basta clicar aqui.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp