O hábito de fazer xixi é embutido no ser humano desde o momento que nascemos. Com o tempo, aprendemos a usar o banheiro sozinhos e sem o auxílio de nossos pais. E por mais que a urina tenha uma cor “padrão”, é importante reparar nas mudanças.
Nosso corpo nos dá sinais quando algo está errado, e interpretar esses sinais da forma correta. As cores da urina podem dizer muito sobre o nosso organismo, por isso saber o significado de cada uma é muito importe. Confira abaixo:
Cores da urina: amarelo claro
Esta é a cor normal do xixi e significa que está tudo bem com o organismo, pelo menos no que envolve a parte de hidratação. É preciso reparar apenas se há alguma dificuldade na hora de urinar, como ardência, coceira ou dor. Caso contrário, é um sinal de que o corpo está bem hidratado.
Urina transparente
Por mais que muitas pessoas achem que esse é o estado normal da urina, isso não é verdade. A cor transparente indica que o xixi está muito diluído, significando que os rins estão tendo que trabalhar mais do que o normal para eliminar o excesso de líquidos do corpo.
A transparência na urina também pode ser um sinal de algumas doenças, como a diabetes.
Cores da urina: amarelo escuro
Quando o xixi apresenta uma cor amarela mais escura e intensa significa que o ingestão de líquidos está baixa. Essa cor de urina é muito normal na primeira vez que usamos o banheiro no dia, pois ao dormir não ingerimos nada. Porém, caso ela se mantenha durante o dia, é um sinal para consumir mais água.
Urina laranja
A cor laranja na urina na grande maioria dos casos está ligada ao consumo de alimentos que possuem a mesma cor. A ingestão de alguns medicamentos também pode fazer a urina mudar de cor. Essas situações são normais e não estão ligadas a nenhum problema.
Mas caso essa cor persista mesmo sem o consumo desse tipo de alimento ou remédios, é preciso procurar um médico para identificar possíveis problemas no fígado.
Urina vermelha
Outra cor que pode se manifestar graças a alguns alimentos é o vermelho. Beterraba ou alimentos com muitos corantes podem afetar a cor da urina e dar um aspecto um pouco mais avermelhado, o que não indica nenhum problema mais grave. Mas existe a possibilidade da vermelhidão ser causada pela presença de sangue na urina.
Nesses casos é preciso procurar um médico o quanto antes, pois há grandes chances de existirem problemas como pedra nos rins, infecção urinária e até mesmo tumores.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde após conhecer os cuidados com o colchão, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tais profissionais e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!