Mesmo sendo uma fruta deliciosa, o caju é muitas vezes desperdiçado
Todos conhecem a castanha-de-caju mas poucos sabem que ela é o verdadeiro fruto do cajueiro, e que o caju em si é considerado um pseudofruto. O que acontece é que a palavra “caju” é dividida entre a castanha e a flor, que possui um formato parecido com um pimentão e pode apresentar colorações que variam entre o amarelo e o laranja.
Por não ter a mesma popularidade da castanha, muitas vezes o pseudofruto é descartado e não consumido. Isso gera um desperdício enorme, já que ele equivale a quase 80% desse conjunto gerado pelo cajueiro.
O alimento, no entanto, é rico em vitaminas e minerais que auxiliam o desenvolvimento de várias partes do nosso corpo, além de reforçar as defesas e diminuir as chances da manifestação de gripes e resfriados. Abaixo você confere mais benefícios desse delicioso pseudofruto!

O caju aumenta a imunidade do corpo
Como citamos acima, o caju é rico em nutrientes que reforçam as defesas do nosso organismo. A principal delas é a vitamina C, vital para um sistema imunológico forte e saudável já que protege tecidos e funciona como um poderoso antioxidante. O mineral zinco também está presente na composição do pseudofruto e contribui para melhor recuperação de inflações.
Faz o intestino trabalhar melhor
As fibras também estão presentes na composição do alimento e desempenham um papel fundamental para o funcionamento do sistema digestivo. Graças à elas o trânsito intestinal flui de uma maneira mais fácil e o bolo alimentar consegue trafegar com mais facilidade pelo organismo.
Esse benefício porém requer que a pessoa beba uma quantidade razoável de água todos os dias, pois ao mesmo tempo que o caju facilita os movimentos do bolo alimentar ele também pode ressecar as fezes. Por isso é importante consumir a quantidade de água adequada em conjunto com o pseudofruto.
Fortalece os ossos
A grande quantidade de minerais presentes no caju faz com que ele seja um grande aliado da saúde óssea do nosso corpo. Zinco, cálcio, magnésio e ferro são nutrientes vitais para a formação e fortalecimento dos ossos. Além disso a grande quantidade de vitaminas presentes no alimento também favorece uma melhor absorção dos minerais pelos ossos.
Ajuda na saúde do coração
O principal ponto onde o caju colabora pra a saúde do sistema cardiovascular é na redução das taxas de colesterol ruim presentes no organismo. Quanto menores essas taxas menores também são os riscos de doenças como AVC e infartos, problemas graves que podem levar até ao óbito. Além disso o alimento também contribui para que a pressão arterial se mantenha em níveis regulares, o que facilita muito a circulação do sangue em nosso corpo.
O caju pode contribuir para a perda de peso
As fibras novamente entram em ação, dessa vez para causar uma maior sensação de saciedade e fazer o organismo demorar mais para sentir fome. Comendo menos, a tendência é que o corpo perca peso. Esses nutrientes também contribuem para um melhor funcionamento do sistema digestivo, o que reduz a sensação de inchaço e previne problemas como a prisão de ventre.
Pode contribuir para uma pele mais bonita
Estudos brasileiros conduzidos pela Universidade Estadual de Campinas apontaram que o caju pode ajudar a manter uma pele mais bonita e saudável. Isso é possível graças à grande quantidade de antioxidantes presentes no pseudofruto que trabalham para reduzir inflamações em todo o corpo, incluindo problemas de pele e espinhas.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!