A importância e os benefícios do leite materno para a criança

O leite materno tem propriedades importantíssimas para o desenvolvimento inicial da vida de uma criança.

Pensando nisso, nós do Plano de Saúde Populares, fizemos um artigo completo sobre esses benefícios e a importância da amamentação, tanto para os bebês quanto para as mães.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a amamentação é um dos investimentos mais inteligentes que um país, uma comunidade e uma família podem fazer na formação de um ser humano.

Também pode te interessar: A importância de ter um plano de saúde antes da gravidez

O poder do leite materno

mãe beijando seu bebê - leite materno

Como o UNICEF explica no documento sobre os benefícios da amamentação, o leite materno é o melhor alimento para os bebês, pois contém todos os nutrientes que uma criança precisa para crescer e se desenvolver com saúde, força e inteligência.

Importância da amamentação para o bebê

O leite materno tem vários benefícios para a saúde da criança, que são mantidos ao longo do tempo, principalmente, com a amamentação prolongada.

Redução da mortalidade infantil

As crianças que recebem amamentação durante os primeiros seis meses de vida, têm 14 vezes mais chances de sobreviver do que aquelas que não receberam. Começar a dar leite materno para a criança desde o primeiro dia de vida reduz a mortalidade do recém-nascido em 45%.

Proteger o bebê contra inúmeras doenças

A amamentação é a primeira imunização do bebê, principalmente em locais onde o leite em pó é caro e corre o risco de ficar contaminado com água de baixa qualidade.

Não há outro “remédio” que tenha um benefício tão grande para as mães e seus bebês e que custe pouco aos governos, como a amamentação.

O leite materno contém anticorpos especiais que fortalecem o sistema imunológico do bebê e protegem contra infecções respiratórias, influenza, asma, eczema crônico, infecções de ouvido, diarreia, alergias, entre outras doenças.

Previne a constipação e é fácil de digerir através do intestino imaturo do recém-nascido.

Ajuda a prevenir a obesidade do bebê e futuras doenças crônicas.

Facilita o vínculo com a mãe.

Reduz o risco de morte-súbita do bebê.

Veja também: Conhecendo as 3 mulheres que fizeram história na medicina

Importância do aleitamento materno para as mães

Os benefícios da amamentação não se limitam aos bebês, mas também beneficiam as mães:

  • Reduz o risco de depressão pós-parto
  • Reduz o risco de anemia.
  • Ajuda a perder peso após o parto.
  • Facilita o vínculo com o bebê.
  • Previne o câncer de mama, câncer de ovário e o risco de osteoporose após a menopausa.
  • Reduz ainda mais o risco de diabetes se você sofreu de diabetes gestacional.
  • Pode aliviar a dor da cesariana.
  • Protege da hipertensão na menopausa.

Benefícios para a sociedade

O leite materno melhora a nutrição, evita a mortalidade infantil, reduz o risco de doenças não transmissíveis e promove o desenvolvimento cognitivo e a educação.

Além disso, a amamentação ajuda a reduzir a pobreza, beneficia as economias nacionais (reduzindo o custo dos cuidados de saúde), ajuda a aumentar o nível de educação (fortalecendo a inteligência), promove o crescimento econômico e reduz as desigualdades.

Segundo a OMS, baixas taxas de aleitamento materno se traduzem em perda de produtividade e altos custos nos cuidados de saúde (tratamento de doenças evitáveis ​​e doenças crônicas).

Por este motivo, é importante fortalecer as leis que estabelecem a licença de maternidade e a amamentação ao retornar ao trabalho. Aumentar o financiamento para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.

Além de nossas dicas, é importante ter todo o apoio para o bebê e para a mãe, por isso, ter um plano de saúde é fundamental.

Entre em contato com a equipe do Plano de Saúde Populares e faça agora mesmo uma cotação gratuita. proteja quem você ama!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp