Você sabe o que é jejum intermitente? Ele é um método chamado de 05 por 02, onde você pode se alimentar normalmente, sem exageros, por cinco dias e fazer um “semi-jejum” nos outros dois.
Esse método ficou muito popular por ter uma efetividade relativamente boa, e não ser muito restritivo quando comparado a dietas um pouco mais radicais. Mas é preciso ter atenção antes de adotá-lo completamente.
Conheça mais sobre o jejum intermitente logo abaixo!
Jejum intermitente: Tipos de dietas
A dieta mais comum é a de dias alternados, conhecida como a dieta do dia sim, dia não, que permite ingerir um docinho em dias alternados, de até 500 calorias.
O procedimento pode ser feito durante 15 dias, esse é o tempo máximo estipulado. Caso queira voltar a fazer a dieta, deverá esperar pelo menos 15 dias, antes de inicia-la novamente.
Já na dieta de alimentação restrita por tempo, as calorias são reduzidas e a composição dietética não são alteradas.
Mas, o regime é confinado a um tempo de normalmente 08, 10 ou 16 horas por dia. No 16 por 08, por exemplo, você deve ficar 16 horas de jejum seguidas e tem 08 horas de alimentação liberada.
Seguindo esse raciocínio, o seu jantar deve ser às 21h, dessa maneira você irá aproveitar as horas de sono e, então, a próxima refeição será, somente às 13h do dia seguinte.
Esse procedimento é seguro?
O método de jejum intermitente não é recomendável para gestantes, mulheres que estão amamentando ou pessoas diabéticas.
Se você resolver insistir em um longo período de restrição, poderá correr o risco de ter uma hipoglicemia, que é a queda dos níveis de glicose no sangue.
E, alguns outros fatores, como: dores de cabeça, tonturas e dificuldade de concentração.
O grupo que mais correm o risco de terem esses sintomas são os idosos e jovens menores de 18 anos.
E, também aquelas pessoas que estão sob medicação, com baixo índice de massa corporal (IMC), ou que sofram de problemas psicológicos.
Saúde e bem-estar
O método ainda é um assunto que está sendo pesquisado, mas o que já se sabe é que o jejum intermitente reduz o risco de doenças cardíacas e câncer.
Além de proporcionar uma vida ativa, prolongada e previne contra doenças relacionadas a idade e ao efeito protetor contra o declínio cognitivo.
Devo fazer jejum intermitente ou não?
Essa decisão deve ser tomada com o auxilio de um profissional. A eficácia do jejum intermitente, a longo prazo, depende do objetivo individual de cada um, em manter um estilo saudável e de baixas calorias no futuro.
Agora que já sabe como manter uma dieta adequada, veja como colocar o que aprendeu em prática. Tudo para você ter uma vida mais saudável e feliz!
Antes de iniciar qualquer método é importante realizar exames periódicos e ter uma assistência confiável.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável com várias comidas rápidas, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!