Caso não seja controlada, a pressão alta pode trazer consequências para diferentes partes do corpo
Um dos problemas que mais atinge a população brasileira é a hipertensão, caracterizada por um aumento nos níveis de pressão do sangue nas veias e artérias. Caso o valor seja igual ou superior a 14/9, a pessoa já é considerada hipertensa e deve começar a procurar formas de controlar o problema.
No Brasil cerca de 20% da população possui algum nível de pressão alta, sendo ainda mais comum em pessoas com mais de 65 anos de idade. A doença também pode atingir crianças e adolescentes, no entanto, os casos são raros e na maioria das vezes causados por uma alteração no formato a aorta.
A hipertensão é um problema grave que não se manifesta de forma imediata e que pode trazer consequências para diferentes partes do corpo. Confira abaixo:
O que é a pressão arterial?
Nosso coração é a peça central do sistema circulatório, que funciona da seguinte forma: o sangue rico em nutrientes e oxigênio é bombeado em direção aos músculos e tecidos. Esse bombeamento acontece graças a dois movimentos do coração, a contração (movimento que empurra o sangue para todo o corpo) e o relaxamento (movimento para que o coração se encha com mais sangue).
A pressão alta compromete os vasos que fazem o direcionamento do sangue ao resto do organismo, forçando o coração a ter que bombear uma quantidade maior e por consequência, se esforçar mais. Essas são as principais causas de infartos e derrames, dois dos problemas mais comuns que acontecem em pessoas que sofrem de hipertensão.
Problemas causados pela pressão alta
Segundo o Portal Drauzio Varella, os problemas resultantes da alta pressão arterial vão desde doenças cardiovasculares e cerebrais até impotência sexual. O Portal também lista como a hipertensão afeta diferentes regiões do organismo, confira:
- Cérebro: o derrame cerebral é resultado direto da alta pressão do sangue rompendo artérias do cérebro.
- Coração: por fazer mais esforço, o músculo torna-se mais musculoso e por consequência, precisa de mais oxigênio para funcionar. Esse desequilíbrio faz o órgão ir aos poucos perdendo a capacidade de bombear o sangue de forma correta. O infarto é uma das complicações resultantes desse problema.
- Olhos: os vasos presentes na retina são finos e sensíveis, e a hipertensão pode fazer com que eles se rompam com certa facilidade. Isso por ter graves consequências para a saúde das vistas, podendo levar até a perda de visão.
- Rins: a pressão alta pode aumentar o número de vezes que uma pessoa urina por dia, além de fazer os rins perderem suas funções de filtrar os líquidos do corpo.
- Impotência sexual: a ereção depende do sangue que chega ao pênis para acontecer, e como o coração não consegue mais suprir a demanda, a ereção não ocorre.
Diagnóstico, tratamento e prevenção
Como citamos anteriormente, uma pressão arterial considerada alta é acima de 14/9. No entanto, é preciso ter cautela para não tirar conclusões precipitadas. Caso a medição da pressão indique tal valor, o recomendado é realizar outras medições ao longo do mesmo dia e dos próximos. Isso se deve ao fato do nível da pressão arterial estar atrelado a diversos fatores.
Estresse, posição que a pessoa se encontra na hora da medição, alimentação do dia anterior à medição, tudo isso pode influenciar em uma alta temporária da pressão.
O tratamento e a prevenção da hipertensão caminham juntos, ambos sendo muito simples e diretos. Para evitar que a pressão do sangue fique acima do normal é necessário possuir uma dieta balanceada e sem exageros combinada com exercícios físicos regulares.
Em casos mais graves, apenas a adição de hábitos mais saudáveis pode não ser suficiente. Assim a pessoa é orientada a tomar remédios durante a vida toda para manter a pressão sob controle.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!