Março é o mês da mulher e em celebração a esta data, a equipe do Plano de Saúde Populares fez uma lista especial com três mulheres que fizeram história na medicina.
As mulheres estão presentes em diversas descobertas magníficas e essenciais para a evolução humana e algumas delas servem como inspiração para outras mulheres que buscam deixar sua marca no mundo.
Nomes como Florence Nightingale, Ana Néri e Gerty Cori destacam-se no ramo da medicina, e hoje, falaremos um pouco sobre a história delas e o que elas fizeram para se tornarem famosas.
Leia também: É possível fazer redução de mama pelo Plano de Saúde?
Mulheres que fizeram história na medicina
Florence Nightingale
Nascida em 1820, Florence Nightingale criou a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas. Mas, a história dela começou quando começou a estudar para ser enfermeira na Alemanha.
Na época, o curso de enfermagem não era reconhecido e tinha o formado didático de treinamento: e era exatamente isso que Florence queria mudar.
Florence foi mais que uma grande enfermeira: na verdade, ela é a responsável pela Enfermagem ser vista como uma das principais áreas da saúde, demandando uma preparação rigorosa dos seus profissionais.
Foi justamente por causa da luta de Florence Nightingale que as pessoas começaram a levar mais a sério a atuação das enfermeiras, vendo esse trabalho como, de fato, uma profissão como as outras.
Falecida no ano de 1910, Nightindale foi vítima da febre tifoide, doença que causou diversas sequelas e fez com que ela deixasse de atuar como enfermeira.
Conheça os melhores pronto-socorros em São Paulo
Ana Néri
O Brasil também tem uma grande personagem na história da Enfermagem: trata-se de Ana Néri, que participou de combates armados no cuidado de soldados e pessoas feridas.
Nascida na Bahia, no ano de 1914, Néri ganhou dois reconhecimentos muito importantes do governo: a Medalha Humanitária e também a Medalha Geral de Campanha.
Antes da sua lendária atuação na Guerra do Paraguai, Ana Néri passou por um drama pessoal intenso. Antes mesmo de completar 30 anos de idade, ela já estava viúva e sempre lutou para cuidar sozinha dos seus três filhos.
Após a Guerra, ela ainda trouxe para o Brasil seis crianças que tinham perdido os seus familiares em combate.
Um dos feitos mais importantes de Ana Neri é a sua participação no início da conhecida Cruz Vermelha, atuante nos resgates e tratamentos de saúde, inclusive de pessoas pobres. Ela morreu em 1860 e é conhecida como a primeira enfermeira brasileira.
Gerty Cori
A última das mulheres inspiradoras desse artigo é Gerty Cori, uma renomada cientista que nasceu em 1896. A sua principal pesquisa, feita com o seu marido, Carl Cori, trata da transformação do carboidrato em ácido lático, realizada pelo organismo. Ambos batizaram essa importante descoberta científica de Ciclo de Cori.
Por causa da grande relevância de seu trabalho, ela recebeu mais de um Prêmio Nobel, inclusive na área de Fisiologia. De origem judia, é muito importante destacar que o machismo comum na época dificultou muito o trabalho de Gerty, pois a maioria das universidades não queriam trabalhar com ela, fazendo ofertas exclusivamente ao seu marido.
A cientista faleceu em decorrência da mielofibrose idiopática, no ano de 1957. Porém, suas descobertas sobre armazenamento de glicogênio continuam sendo indispensáveis na ciência médica.
Agora que você sabe um pouco mais sobre essas mulheres que fizeram história, aproveite para fazer uma cotação com a equipe do Plano de Saúde Populares. Proteja quem você ama e seja atendido nos melhores hospitais e por especialistas gabaritados.