Os benefícios do mel são utilizados desde a antiguidade para tratar doenças
Um dos alimentos mais utilizado em recitas e remédios caseiros é o mel. Desde os tempos antigos o ser humano já faz uso desse delicioso alimento que é produzido a partir dos néctar das flores processado pelas abelhas. A produção de mel inclusive que está sendo afetada pela morte em massa de abelhas no mundo todo.
O mel é uma fonte saudável de açúcares e carboidratos que trazem ao corpo uma grande quantidade de energia. Além disso, ele também atua como um reforço para o sistema imunológico do corpo, prevenindo e ajudando no tratamento de doenças.
A cor do mel pode variar e com isso apresentar sutis diferenças em seu sabor, mas nada que afete a grande quantidade de nutrientes presentes no alimento. Abaixo você pode conferir uma lista dos benefícios que ele oferece ao corpo.
Benefícios do mel
Reduz a pressão arterial
Os antioxidantes presentes no mel possuem um papel muito importante para reduzir a pressão arterial do sangue. Também está presente na composição do alimento o potássio, mineral que diminui o efeito do sódio nas células e facilita a eliminação dele através da urina. O equilíbrio no nível dos minerais do corpo é muito importante para prevenir pressão alta, que pode acarretar em mais problemas para o coração.
Reforça as defesas do corpo
O mel é um alimento que fortalece nosso sistema imunológico graças a grande ação os antioxidantes. Em sua composição também está presente a vitamina C, um nutriente muito importante para o combate e prevenção de doenças como gripes e resfriados e que não é produzido de forma natural pelo nosso organismo.
Preserva a saúde intestinal
Em nosso intestino existe uma mucosa gástrica responsável pela digestão dos alimentos, mas ela pode sofrer algumas alterações e acabar gerando incômodos na região abdominal. O mel ajuda na manutenção dessa mucosa e diminui as sensações de queimação provenientes dela. O alimento também contribui para a flora intestinal como um todo, facilitando o processo digestivo.
Diminui os níveis de colesterol
Em relação ao colesterol o mel se enquadra na categoria dos alimentos que diminui os níveis de colesterol ruim e aumenta os níveis de colesterol bom. Apenas isso já é um ótimo motivo para inclui-lo em suas dietas, mas ele também funciona como um substituto para o açúcar podendo diminuir as chances do desenvolvimento de certas doenças.
Melhora a cicatrização de feridas
Uma das propriedades mais conhecidas do mel é a grande capacidade de cicatrização de feridas, podendo ser usado diretamente em alguns ferimentos e por vezes apresentando uma eficácia melhor que alguns remédios. Ele também é recomendado para tratar úlceras de herpes, diminuindo a coceira e esterilizando a região.
Pode ser aliado de algumas dietas
Por mais que o mel possa ser um alimento calórico, em algumas dietas ele pode substituir o açúcar e ainda sim ajudar no emagrecimento e no combate ao sobrepeso. No entanto é importante consultar um nutricionista antes de incluir o alimento em sua dieta.
Tabela nutricional do mel
Nutriente | Valores (em gramas) | Porcentagem diária |
Carboidratos | 12,3g | 4,1% |
Fósforo | 0,6g | 0,4% |
Fibra alimentar | 0,3g | 0,12% |
Sódio | 0,90 mg | 0,04% |
Contra indicações do mel
Por mais que o mel seja um alimento muito nutritivo, ele não é indicado para todas as pessoas já que possui em sua composição alguns elementos que podem ser prejudiciais a alguns organismos. Portanto se você possui algum dos problemas abaixo, não é recomendado consumi-lo sem acompanhamento médico.
- Alergia: não é incomum pessoas que possuam alergia ao alimento não saberem que tem tal condição. O consumo nesses casos pode causar vermelhidão da pele, coceira nos olhos e na garganta além de inchaços no rosto.
- Diabetes: o açúcar presente no mel é natural e não possui nenhum aditivo industrial, porém ele pode trazer problemas para pessoas que sofrem de diabetes. Por esse motivo é de suma importância consultar um médico antes de consumir o alimento.
- Problemas com frutose: a frutose presente no mel pode causar problemas para pessoas que tem intolerância à esse elemento. Os sintomas são parecidos com a intolerância à lactose e devem ser controlados o mais breve possível.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!