Conheça os principais benefícios e a diferença dos principais tipos de alho

O alho é um alimento muito utilizado na culinária do dia a dia e que traz grandes benefícios para a saúde

Um tempero que é quase unanimidade entre os brasileiros é o alho. Usado para temperar os alimentos mais básicos de nossas refeições, como o arroz e o feijão, não é exagero dizer que utilizamos o alho praticamente todos os dias em nossas receitas.

Uma boa explicação para o grande uso da planta é o sabor que ela traz para os pratos, mas um gosto agradável não é tudo que o alho tem a oferecer. Ele é um tempero extremamente nutritivo e que traz grandes benefícios ao nosso organismo uma vez que é consumido de forma frequente.

Para obter todos os pontos positivos que ele pode traz basta consumir um dente por dia da forma que quiser, seja picado ou utilizado inteiro em receitas. Além disso, atualmente nos mercados e feiras brasileiras são comercializados dois tipos diferentes de alho. Conheça a diferença entre os dois e os benefícios que o alimento traz logo abaixo.

alho

O alho é um agente importante no combate ao colesterol

Diversas pesquisas realizas ao longo dos anos por institutos médicos chegaram a conclusão que o alho possui uma ligação direta com a diminuição das taxas de LDL, o colesterol ruim, presentes no corpo. O motivo desse benefício acontecer ainda é um certo mistério para os pesquisadores, mas a ligação entre os fatos é inegável.

É possível que esse efeito positivo seja graças a uma ação que o alho possui na absorção do colesterol presente no intestino. As taxas de LDL pode ser reduzida em até 15% com o consumo diário do tempero.

Diminui a pressão arterial

Uma das características do alho é sua capacidade em dilatar as artérias, fato que facilita a circulação do sangue no corpo. A dilatação faz com que os vasos sanguíneos relaxem e trabalhem melhor, indo na contramão de sintomas em quadros de hipertensão, por exemplo. Pessoas que sofrem da doença muitas vezes tem os vasos sanguíneos em um estado de tensão constante, dificultando a circulação.

Créditos: divulgação PixaBay

O alho atua para diminuir inflamações

O tempero também possui em sua composição os chamados compostos sulfúricos, elementos com ações anti-inflamatórias importantes para o combate a doenças que possam atingir nosso organismo. Doenças inflamatórias podem surgir em qualquer região do corpo, mas tendem a aparecer na região intestinal.

Exemplos de doenças do tipo são:

  • Colite
  • Doença de Crohn
  • Doença inflamatória intestinal
  • Doenças gastrointestinais

Alguns problemas desses possuem cura, outros apenas tratamentos que mantém a doença sob controle. Em ambos os casos o alho possui uma atuação importante para diminuir a inflamação causada por tais enfermidades.

Melhora o funcionamento do cérebro

A ação anti-inflamatória citada no tópico anterior também tem um papel importante para a saúde do nosso cérebro. O alho também conta com nutrientes que promovem uma ação antioxidante, e a combinação dessas duas propriedades ajudam reduzir a ação dos radicais livres em nossa mente.

Os radicais livres são moléculas instáveis que podem oxidar e prejudicar o funcionamento de células saudáveis do nosso corpo.

Dessa forma as probabilidades do surgimento de doenças degenerativas que afetam o cérebro, como demências e Alzheimer, diminuem consideravelmente. Esses nutrientes também incentivam o funcionamento das regiões do cérebro responsáveis pela memória e pelo raciocínio.

Auxilia no tratamento da diabetes

Estudos recentes mostraram uma importante relação entre o consumo de alho e os níveis de glicose no corpo. As taxas se estabilizaram em todos os voluntários do estudo, deixando evidente que o tempero pode sim ajudar pacientes que sofram de diabetes. Uma das teorias levantadas é que o alho estimula o transporte de glicose para as células do nosso organismo, diminuindo complicações causadas pela diabetes.

Tipos diferentes de alho

Atualmente dois tipos de alho são mais comercializados por revendedores: o alho branco e o alho roxo. A versão branca é proveniente da China e pode apresentar um sabor mais doce, muito usado em pratos da culinária local. A versão roxa é a brasileira e possui um sabor marcante, mais forte e ácido.

alho

A diferença de nutrientes entre as duas versões é baixa, mas existe. Nesse ponto o alho roxo, ou brasileiro, possui uma vantagem por possuir maiores quantidades dos nutrientes citados acima, especialmente para anti-inflamatórios e antioxidantes.

Existe também uma outra variação do tempero conhecido como alho negro, que é mais popular em regiões do Oriente Médio. As maiores diferenças estão no sabor, na textura e no odor. No Brasil ele também pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos e origem oriental. Seu uso é muito parecido com os demais, com uma gama de opções que contempla até mesmo sobremesas.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp