O pepino é conhecido por ter muitas propriedades que auxiliam na conservação da pele
O pepino é um vegetal muito conhecido por ajudar a manter a pele saudável e rejuvenescida, mas o alimento também traz diversos outros benefícios para o nosso corpo. Normalmente utilizado como complemento em saladas, ele é uma grande fonte de nutrientes.
Existem tipos diferentes de pepino, mas os mais comuns possuem uma forma alongada, com casca cor verde escuro e o interior branco. Mas não importa qual variante você opte por consumir, todas compartilharão dos mesmos nutrientes importantes para o desenvolvimento.
Como a característica mais conhecida do pepino são os efeitos que ele possui na nossa pele separamos uma categoria especialmente para dissecar esses benefícios, mas também listaremos outros auxílios que o vegetal traz ao organismo.
O pepino ajuda no emagrecimento
Um dos principais objetivos de qualquer dieta focada na redução de peso é diminuir o número de alimentos consumidos ao longo do dia, e uma das melhores maneiras de fazer isso é consumindo refeições que nos deixem saciados por mais tempo. E o pepino é um desses alimentos. Ao consumir o vegetal, nosso corpo demora mais até sentir fome novamente, o que diminui o número de alimentos consumidos.
Fortalece os ossos
Um dos componentes mais presentes na composição do pepino é a vitamina K, um elemento muito importante para a saúde óssea do nosso corpo. Caso os níveis desse nutriente estejam baixos, os ossos podem estar mais expostos a fraturas e doenças degenerativas como a osteoporose.
O pepino faz o intestino trabalhar melhor
O pepino possui fibras solúveis, que são nutrientes muito importantes para todo o processo digestivo. Além de facilitarem o trânsito de alimentos por todo o intestino, elas também garantem que o bolo fecal estará mais hidratado, facilitando a evacuação e prevenindo problemas como a prisão de ventre e a constipação.
Melhora a saúde do coração
Um dos minerais mais importantes para a manutenção da circulação sanguínea é o potássio, presente no pepino. Ele auxilia na eliminação do sódio presente no organismo, ação que por consequência ajuda na diminuição da pressão arterial. Outros benefícios como diminuição de inflamações e maior saúde das células também estão associados ao consumo do pepino.
Auxilia em atividades físicas
O potássio e o magnésio presentes na composição do pepino são importantes para evitar câimbras durante a realização de exercícios físicos. Esses nutrientes também auxiliam na recuperação muscular, sendo uma ótima pedida para quem realiza atividades esportivas regularmente.
O pepino traz benefícios para a pele
Como citamos anteriormente alguns dos principais benefícios que o pepino traz ao corpo estão relacionados à saúde da pele. Portanto confira abaixo como o vegetal auxilia na parte estética.
- Hidratação: por ter uma alta quantidade de água em sua composição, o pepino ajuda a manter a pele e os cabelos hidratados, evitando ressecamentos que podem até se transformar em feridas posteriormente.
- Vitamina c: não sendo um nutriente produzido de forma natural pelo nosso corpo, essa vitamina é vital para manter a pele viva e hidratada, além de trazer outros benefícios para o restante do organismo.
- Repara a região ao redor dos olhos: as famosas rodelas de pepino nos olhos ajudam a diminuir olheiras e rugas que podem afetar a região. Aplicar uma rodela em cada olho e repousar por pelo menos meia hora já ajuda muito a revigorar a aparência da área.
- Antioxidantes: nutrientes como potássio e vitaminas do complexo B e C auxiliam na cicatrização e recuperação da pele. Eles também ajudam a proteger a pele contra os raios UV, além de também revitalizar e hidratar os cabelos.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!