Veja os benefícios do ovo e os cuidados na hora de consumir o alimento
O ovo é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo, e não é pra menos, ele é uma fonte incrível de vitaminas e nutrientes que são vitais para o funcionamento do nosso organismo.
Mas é preciso ter atenção na forma em que ovo consumido e no processo de preparação do alimento, para que esse grande aliado não vire um inimigo do nosso corpo.
Confira abaixo os principais benefícios do ovo juntamente com algumas das melhores maneiras de consumi-lo.
O ovo é um grande aliado para quem busca emagrecer
Rico em tantos nutrientes, o ovo é digerido de forma mais lenta pelo intestino, com isso, a sensação de saciedade é prolongada. Isso auxilia o emagrecimento de duas maneiras: a primeira é com a digestão mais lenta, existe um maior gasto de energia, incentivando a perda de gordura corporal.
A segunda é que, por nos sentirmos satisfeitos por mais tempo, sentimos menos vontade de comer outros alimentos. Dessa forma o consumo de comida é reduzido, levando naturalmente ao emagrecimento.
Crescimento e recuperação muscular
Uma das proteínas presentes na clara do ovo é a albumina, substância vital para o desenvolvimento muscular. Ela é uma das propriedades que se juntam às fibras do corpo após a atividade física, resultando no crescimento dos músculos.
Além disso, o ovo é um grande aliado na recuperação após a prática de exercícios físicos, por ter a capacidade de repor proteínas e carboidratos, sendo um ótimo pós-treino.
O ovo traz benefícios ao cérebro
O ovo é um dos alimentos da dieta comum dos brasileiros mais ricos em um componente chamado colina, que possui funções muito importantes que estão diretamente relacionadas ao nosso cérebro.
Ela age diretamente na formação dos neurotransmissores que regulam a memória e a cognição, fazendo da colina um grande aliado de pessoas com idade mais avançada.
Além do mais, ela também traz benefícios ao coração (controle da frequência cardíaca) e ao fígado (transformando a gordura do fígado em energia para o resto do corpo).
Grande fonte de vitaminas
Além dos diversos nutrientes citados acima, o ovo também possui uma grande variedade de vitaminas em sua composição. Algumas delas são:
- Vitamina A: responsável pela saúde dos olhos
- Vitamina D: reguladora da saúde dos ossos
- Vitamina A, E, ácido fólico, zinco: possuem grande ação antioxidante
Qual a melhor maneira de consumir o ovo?
Além de ser muito nutritivo, o ovo é um alimento muito versátil que pode ser utilizado em diversas receitas e preparado de diferentes maneiras. Mas qual a melhor forma de comer o ovo? Algumas são mais saudáveis do que outras?
Confira abaixo os benefícios e malefícios de algumas das receitas mais populares do ovo.
Benefícios do ovo cozido
É a melhor maneira de se consumir o alimento, pois dessa forma a gema e a clara atingem o cozimento completo, além de não acrescentar nenhuma gordura ou caloria extra à preparação.
O cozimento também não necessitada de qualquer tipo de óleo. Para os amantes de gema mole, basta deixar o ovo cozinhando de 5 a 6 minutos. Mas caso gema dura seja a sua escolha, deixe o alimento por cerca de 7 minutos no cozimento.
Cuidados e benefícios do ovo frito
Mesmo sendo a primeira opção de grande parte das pessoas, o ovo frito não é a opção mais saudável. É preciso ter cuidado na quantidade e qualidade o óleo utilizado na preparação, dando preferência para óleo de canola ou azeites.
Também é preciso ter atenção no ponto de fritura da gema, pois caso não seja cozida o suficiente, pode resultar em infecções como a salmonela.
Caso seja preparado corretamente, o ovo frito pode ser uma boa opção para substituir a carne ou o frango nas refeições de vez em quando.
Ovos mexidos e omeletes
Ambos os pratos demandam pouca quantidade de óleo em seu preparo, mantendo o nível de gordura baixo. Além de serem ótimas opções para o café da manhã, eles também podem ser consumidos como pós-treino ou integrar refeições maiores como almoço e janta.
O omelete ainda conta com a possibilidade de ser preparado com diversos “recheios”, elevando ainda mais as opções de consumo.
Ovo Pochê
Mesmo com uma técnica um pouco mais avançada de preparo, o ovo pochê é bastante apreciado. Basta misturar água, sal e vinagre e levar ao fogo, adicionando o ovo quebrado no meio da mistura. Mesmo não levando nenhum tipo de óleo, é preciso ter atenção ao ponto do cozimento.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!