Além de um tempero delicioso, o gengibre pode ser um grande aliado da nossa saúde
Original da Ásia, o gengibre é uma raiz muito utilizada tanto na culinária quanto na medicina. Além do sabor marcante ele também traz diversos benefícios ao organismo, como ações anti-inflamatórias e desintoxicantes.
Outra propriedade muito conhecida da planta é sua presença na lista de alimentos termogênicos, aqueles que são capazes de acelerar o metabolismo estimulando, por exemplo, a diminuição de gordura corporal.
Listamos abaixo alguns dos principais benefícios que ele traz para o nosso corpo com alguns de seus modos de consumo mais populares. Confira.
Nutrientes do gengibre
E sensações causadas pelo gengibre possuem diferentes origens. Uma de suas propriedades mais conhecidas é a elevada quantidade de substâncias termogênicas, que aceleram o metabolismo do organismo. Isso pode trazer diversos benefícios ao nosso corpo o principal é o auxílio na perda de peso.
Uma delas é o gingerol, que contém diversas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Tudo isso ajuda a proteger o nosso organismo e deixá-lo mais forte. O gingerol também é o grande responsável pelo sabor apimentado do gengibre.
A raiz do gengibre é rica em vitamina B6 e também contém diversos minerais como potássio, magnésio e cobre. Algumas dessas propriedades poderiam ser nocivas ao corpo se consumidas em grandes quantidades, mas como tratasse de uma especiaria as pequenas quantidades do gengibre adicionadas em refeições ou bebidas não trazem malefícios ao corpo.
Benefícios do gengibre
Ajuda a emagrecer
Qualquer atividade realizada pelo nosso corpo consome energia para ser executada e o processo digestivo não é exceção. certos alimentos exigem mais esforço do nosso sistema para serem digeridos e esse esforço a mais aumenta o gasto calórico do organismo.
Como citamos brevemente acima o gengibre é um alimento termogênico, esse tipo de alimento durante o processo digestivo aumenta a temperatura do corpo acelera o metabolismo incentiva ainda mais a queima de gordura.
Mas vale lembrar que mesmo o gengibre sendo um grande aliado para o emagrecimento ele sozinho não faz milagres. É preciso combiná-lo com uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares para se alcançar o peso desejado.
Possui propriedades anti-inflamatórias
A planta é uma das mais utilizadas na formulação de remédios que combatem dores do nosso corpo. Isso se deve aos diversos elementos presentes em sua fórmula com ação anti-inflamatória e antimicrobiana. Por isso o gengibre é um alimento recomendado para pessoas que sofrem sintomas de artrite ou dores musculares recorrentes. Ele também influencia na prevenção de doenças como resfriados e gripe.
É extremamente efetivo contra problemas estomacais
As propriedades do gengibre também beneficiam muito nosso sistema digestivo. Ele pode ajudar no combate a azia e gases intestinais e a reduzir náuseas vômitos. O gengibre é muito recomendado, por exemplo, para grávidas e pessoas passando pelo tratamento de quimioterapia.
Ajuda na regulagem da Pressão Arterial
As pessoas que sofrem com pressão alta podem encontrar no gengibre um grande aliado. Algumas das propriedades da planta atuam diretamente na inibição de placas de gordura nos vasos sanguíneos, facilitando a circulação. A especiaria também é capaz de afinar o sangue deixando-o mais fluido.
Como consumir o gengibre?
O gengibre é uma especiaria que pode ser utilizada de diversas maneiras tanto em refez homens quanto em bebidas. listamos abaixo algumas das formas mais populares de consumo na planta:
Como tempero: por ter seu sabor picante o gengibre é comumente utilizado como tempero. Alguns dos pratos o que mais utilizam da planta tem origem da culinária mexicana e indiana
Chás: além de ser delicioso o chá de gengibre está entre as melhores formas de se aproveitar as propriedades anti-inflamatórias e antigripais da planta. Ele também hidrata o corpo e ajuda a eliminar toxinas, além de todos os outros benefícios que citamos acima. Seu preparo é simples e consiste em deixar talos de molho por cerca de meia hora e após esse tempo adicionar água.
Sucos: outra receita popular são sucos que levam o gengibre. Alguns dos sabores mais populares são com abacaxi, limão e hortelã, bastando misturar os ingredientes no liquidificador com água e pronto.
Balas e pedaços: também existe a opção de mascar pequenas lascas do gengibre para aliviar a rouquidão e irritações na garganta. As balas feitas da planta também possuem o mesmo efeito, mas é preciso ter atenção, pois o gengibre apenas máscara os sintomas e não age em combate a eles.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!