Fim de relacionamento nunca é uma coisa fácil, veja como superar da melhor maneira
Términos de relacionamentos podem ser momentos muito complicados para todas as partes envolvidas. Não importa se a relação durou um mês, um ano ou uma década, é sempre muito difícil controlar os sentimentos ruins que ficam em nossa cabeça e em nossos corações.
A ciência explica algumas razões para nos sentirmos tão mal após um rompimento. Aquela sensação que é uma mistura de culpa, abandono, raiva e tristeza que parece que nunca vai embora é algo natural da nossa espécie.
Mesmo não havendo fórmula mágica para mandar esse sentimento embora, existem alguns pontos que podem ser trabalhados para que o fim do relacionamento seja superado com mais facilidade.

Por que fim de relacionamento é tão difícil?
Um dos que mais contribuiu para a evolução da espécie humana foi a capacidade de se relacionar uns com os outros. Dessa necessidade biológica as relações foram ficando cada vez mais elaboradas e íntimas. Hoje, quando escolhemos alguém para nos relacionarmos de forma séria buscamos uma pessoa que faça com que nos sintamos amados e queridos.
Outros fatores são importantes, mas o afeto é um dos pilares dos relacionamentos modernos.
Com o fim de relacionamentos, nos sentimos à deriva em relação a esses sentimentos, como se todo o apoio que sustentava essas sensações tivesse se perdido. Isso afeta nossos hormônios e por consequência, nossa mente como um todo, provocando as sensações ruins.
Como superar o fim de relacionamento?
Não existe um método específico para superar a dor de um término de namoro, até por que cada relação é única e termina por diferentes motivos. Mas listamos abaixo algumas dicas que podem acelerar o processo de cura.
Tenha em mente que vai passar
Por mais que tenhamos problemas em nossas vidas, tudo eventualmente fica para trás e essas experiências nos ajudam a virarmos pessoas mais fortes. O fim de relacionamentos, muitas vezes não vemos mais rumo para nossas vidas, mas apesar de tudo e todos, sempre teremos nós mesmos.
Viver novas experiências pode ajudar a fortalecer essa relação com nós mesmos e facilitar o processo de cura. Viajar, começar um novo hobbie e outras atividades focadas no bem-estar interior são de grande ajuda nesses momentos.
Pratique atividades físicas
Incluir exercícios físicos em nossa rotina é ótimo para a nossa saúde como um todo, mas especialmente para superar problemas emocionais. Términos são momentos muito marcados por ansiedade e outros sentimentos atrelados ao desequilíbrio de hormônios em nosso cérebro.
Atividades físicas ajudam a equilibrar a quantidade desses elementos no nosso corpo, além de servirem para aumentar a autoconfiança e autoestima.
Não esconda os sentimentos
É ruim, é difícil e é muito sofrido. Por isso não esconda seus sentimentos e deixe-os acontecer. Inibir sentimentos exige bastante do nosso sistema cognitivo, utilizando uma grande parte da nossa energia. Por esse motivo, não ignore sua vontade de chorar nem de ficar sozinho, sinta e viva cada segundo.
Conforme a carga emocional for diminuindo, a razão começará a tomar conta da mente e você saberá quais os próximos passos.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde que que previna esse tipo de problema a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!