O desperdício de alimentos é um problema que pode ser combatido com ações simples
O desperdício de alimentos é uma pauta que vem ganhando destaque em organizações mundiais que medem o impacto da alimentação no dia a dia das pessoas, isso porque o assunto envolve diversas esferas como a econômica, a ambiental e a nutricional. Recentemente a rede BBC publicou uma reportagem divulgando um relatório organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela organização britânica de resíduos WRAP. E os resultados são chocantes.
O chamado “Índice de Desperdício de Alimentos 2021” revelou que 931 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçados em todo o planeta no ano de 2019, o equivalente a quase 17% da produção mundial de comida. O estudo também deixa bem claro que os maiores responsáveis por isso são as famílias, que jogam fora cerca de 61% desse montante.
O restante é dividido entre o setor de serviços, como restaurantes, bares e hotéis, com 26% e o setor de comércio, como lojas e mercados, com 13%.
Analisando esses dados, fica evidente que o desperdício de alimentos é um problema sério e que os maiores responsáveis são os cidadãos comuns. Abaixo você pode conferir mais impactos do desperdício assim como soluções simples que você pode colocar em prática para resolver o problema.

Impactos econômicos do desperdício de alimentos
Economicamente falando as cifras que também vão para o lixo junto com o desperdício de comida chegam a 750 bilhões de dólares. Assim como qualquer segmento do mercado, a indústria dos alimentos é um grande ecossistema que trabalha a todo momento para entregar comida aos consumidores.
Por trás da verdura ou do vegetal no prato, existe um longo processo de plantio, irrigação, colheita, transporte, armazenamento, dentre outros. Isso sem falar na indústria de carne, que é uma das que mais consome água no mundo para produzir os alimentos. O desperdício literalmente joga fora o trabalho de milhares de pessoas.
Com uma grande porcentagem da produção indo para o lixo, o sistema como um todo perde dinheiro pois produz mais do que as pessoas consomem. Caso houvesse um consumo mais consciente, a indústria alimentícia veria seus ganhos aumentarem já que estaria fabricando exatamente a quantidade que as pessoas consomem.
Meio ambiente
Para o meio ambiente o desperdício também não é nada bom, já que uma minoria dos alimentos jogados fora são reutilizados em fertilizantes, por exemplo. Grande parte desses produtos são descartados como lixo qualquer, e normalmente são incinerados em grandes aterros. De acordo a ONU, estima-se que entre 8 e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão associadas a alimentos que não são consumidos.
Em entrevista à BBC, o diretor da organização britânica WRAP, Richard Swannell, afirmou que “o impacto ambiental é enorme. Para se ter uma ideia da escala disso, se o desperdício de alimentos fosse um país, seria o terceiro maior emissor do planeta, atrás apenas da China e dos Estados Unidos”.
Desperdício x Fome
Olhando para todos esses aspectos, é revoltante saber que quase um quinto da comida do mundo é desperdiçada enquanto cerca de 820 milhões de pessoas passam fome no mundo. Trazendo o problema para uma realidade mais próxima, cerca de 116 milhões de pessoas no Brasil sofrem de algum tipo de insuficiência alimentar, mais que a metade da população. Isso significa que essas pessoas, no mínimo, não sabem se terão comida para a próxima refeição.
Soluções que podem diminuir o desperdício de alimentos
Por mais que o problema seja enorme, as soluções podem ser muito simples e fáceis de serem colocadas em prática. Recentemente o jornal americano The New York Times publicou uma matéria muito interessante que descreveu a reação do público após uma cozinheira britânica preparar em rede nacional uma receita utilizando cascas de banana. O texto ainda explora mais o assunto descrevendo receitas e ideias para aproveitar a casca de alguns alimentos, evitando o desperdício ao mesmo tempo trazendo diversos benefícios à saúde.
Há algumas semanas também publicamos aqui no blog um texto onde descrevemos um pouco sobre como as marmitas podem ajudar a economizar tempo e deixar nossas dietas mais saudáveis. Exigindo planejamento para vários dias, a quantidade de comida tem que ser bem calculada e as refeições devem ser consumidas dentro de um tempo limite. Tudo isso contribui muito para diminuir o desperdício de comida, além de trazer várias outras vantagens. Caso queira conferir o texto, basta clicar aqui.
A ideia aqui é basicamente mostrar como diminuir o desperdício de alimentos é um dever de todos nós e que o problema pode ser solucionado com medidas simples no dia a dia.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável que ajude a diminuir o desperdício de alimentos, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!