A catarata é uma doença que afeta milhares de idosos, no entanto, existem procedimentos que podem ser realizados para sanar o problema, tais como a cirurgia de catarata.
O Plano de Saúde Populares realizou uma pesquisa completa sobre o tema, que pode te ajudar a sanar suas dúvidas, confira:
O que é catarata?

Uma catarata ocorre quando a lente (a “lente” do olho) fica turva, afetando a visão. A catarata é uma causa comum de perda de visão, mas pode ser tratada.
O principal tratamento é a cirurgia de catarata, uma operação que pode devolver a visão, no entanto, exige cuidados.
A maioria das cataratas está relacionada ao envelhecimento. A catarata pode incidir em um ou ambos os olhos. A catarata não é transmitida de um olho para o outro.
Veja também: A importância de ter um plano de saúde antes a gravidez
Tratando com a cirurgia de catarata
Os sintomas de uma catarata no estágio inicial podem ser melhorados com óculos, melhor iluminação, óculos de sol antirreflexo ou lupas. Se essas medidas não ajudarem, a cirurgia de catarata é o único tratamento eficaz.
A cirurgia envolve remover a lente opaca e substituí-la por uma artificial. A catarata deve ser removida apenas quando a perda da visão interferir nas atividades diárias da pessoa, como dirigir, ler ou assistir televisão.
Depois de entender os benefícios e os riscos, você pode tomar uma decisão mais assertiva se a cirurgia de catarata é apropriada para você. Na maioria dos casos, atrasar a operação não prejudica os olhos a longo prazo, nem dificulta a cirurgia.
Se você precisar de cirurgia para catarata em ambos os olhos, a cirurgia será realizada em cada olho individualmente e, geralmente, com quatro a oito semanas de intervalo.
O que acontece durante a cirurgia de catarata?
No hospital ou clínica oftalmológica, algumas gotas serão colocadas no olho para dilatar a pupila. Depois, eles vão lavar e limpar muito bem a área ao redor dos olhos.
A operação geralmente dura menos de uma hora e quase não dói. Muitas pessoas preferem ficar acordadas durante a operação, enquanto outras precisam ficar adormecidas por um curto período.
Se você ficar acordado, receberá um anestésico local para entorpecer os nervos dentro e ao redor dos olhos.
Após a operação, você pode colocar um adesivo sobre os olhos e descansar um pouco. A equipe médica cuidará de todos os problemas, como sangramentos. A maioria das pessoas pode voltar para casa no mesmo dia. Você precisará de alguém para levá-lo para casa.
Também pode te interessar: É possível fazer cirurgia de redução de mama pelo plano de saúde?
O que acontece após a cirurgia?
É normal que seu olho coce ou você sinta um leve desconforto após a cirurgia de catarata. Também é comum aparecer uma secreção líquida no olho e que você se sinta desconfortável com a luz ou ao tocar o local.
Se você sentir algum desconforto, o médico poderá oferecer algum tratamento, mas após um ou dois dias, esse pequeno desconforto deve desaparecer.
O médico pode pedir para você usar alguns colírios por vários dias, após a operação. Isso ajudará seus olhos a sarar e reduzir o risco de infecção.
Pergunte ao médico como e com que frequência você deve usar as gotas e quais são seus efeitos colaterais. Você deverá usar uma viseira ou óculos especiais para proteger seus olhos. Não poderá esfregar e nem pressionar o olho.
Quando estiver em casa, terá que evitar dobrar a cintura para pegar objetos no chão. Também não poderá levantar objetos pesados. Será permitido caminhar, subir as escadas e fazer trabalhos domésticos que não exigem muito esforço. Na maioria dos casos, a recuperação completa leva oito semanas.
Sejam em casos de catarata ou em qualquer outro tipo de doença, é importante contar com um bom plano de saúde, que cubra todos os exames e que ofereça atendimento em uma ampla rede credenciada.
Para isso, faça uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares. proteja quem você ama.