O sarampo já foi considerada uma doença erradicada no Brasil, porém voltou à tona nos últimos anos, resultando em uma grande campanha de vacina contra o sarampo.
Hoje, nós do Plano de Saúde Populares trouxemos para nossos leitores todos os detalhes da doença, da vacina e da campanha, que está prestes a acabar, confira:
A campanha de vacina contra o Sarampo
A população que ainda está em falta com a vacina contra o sarampo tem até o dia 13 de março para procurar um posto de saúde e receber a imunização.
A campanha é nacional, ou seja, pessoas de todo o Brasil podem tomar a vacina, que é fundamental para impedir mais um surto, como já aconteceu recentemente.
No momento, apenas as pessoas com idade entre 5 e 19 anos poderão se imunizar: posteriormente, o Ministério da Saúde liberará a vacina para indivíduos em outras faixas etárias: para quem possui entre 30 e 59 anos, por exemplo, a expectativa é que a vacinação aconteça apenas no mês de agosto.
O que é preciso para tomar vacina contra o sarampo?
Para receber a imunização, as pessoas devem ir a um posto de saúde acompanhadas de seu responsável legal (caso sejam menores de 18 anos), com a carteirinha de vacinação e o documento pessoal. Aqueles que não têm a carteirinha podem tomar a vacina da mesma forma e fazer o documento imediatamente, no próprio posto.
Vale destacar que as pessoas com alergia à proteína do ovo não devem ser imunizadas por causa dos efeitos colaterais.
Recentes surtos de sarampo

O sarampo é uma doença que já não apresentava casos no Brasil há muitos anos. Todavia, várias pessoas foram contaminadas recentemente, em especial porque não se imunizaram corretamente.
A onda de fake news a respeito das vacinas foi a principal responsável por isso: muitos pais ficaram com medo de vacinar seus filhos, deixando-os suscetíveis ao vírus, que continua existindo.
Em vista disso, a campanha de vacinação contra o sarampo é uma forma de o Ministério da Saúde prevenir novos surtos e proteger a população. Destaca-se que a imunização nos postos de saúde é totalmente gratuita e que, se preferirem, as pessoas também podem se vacinar nas clínicas particulares.
Sintomas do sarampo
Muitas vezes, os pacientes demoram a procurar um médico porque os sintomas do sarampo se iniciam leves, com coriza e dores nos músculos.
No entanto, se surgirem erupções vermelhas na pele e houver ocorrência de febre, é muito importante ir logo a um pronto-socorro.
Outros sintomas de contaminação são os seguintes:
- Tosse seca;
- Espirros;
- Perda de apetite;
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Inchaço na região do pescoço;
Complicações do sarampo
Caso a contaminação por sarampo não seja devidamente tratada, o paciente pode apresentar edema cerebral, pneumonia e até cegueira, lembrando que ela pode ser irreversível. É importante salientar que as complicações do sarampo podem levar à morte, especialmente em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
Infelizmente, pessoas que possuem asma ou bronquite, por exemplo, desenvolvem pneumonia com mais facilidade e, se não controlada a tempo, pode resultar em insuficiência respiratória.
É devido a tudo isso que se reforça a importância de se imunizar corretamente. Vale lembrar que, após o final da campanha, em 13 de março, os postos de saúde continuarão oferecendo a vacina contra o sarampo gratuitamente.
Tanto para o sarampo quanto em qualquer outra emergência médica, é importante contar com um bom plano de saúde, que te atenda em bons hospitais e clínicas especializadas, contando também com profissionais gabaritados.
Para isso, faça uma cotação com a equipe do Plano de Saúde Populares. Proteja a si mesmo e quem você ama.