Por ser um remédio com ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética, a Nimesulida é muito indicada para o alívio de dor aguda, inflamação e febre.
A nimesulida é dos medicamentos mais populares para o tratamento de diversos sintomas. Mesmo ela sendo confiável, é sempre importante ler a bula para saber todos os possíveis efeitos do remédio.
Vale lembrar que ela serve para aliviar dores como: dor de garganta, cabeça, ouvido, tratamento dentário e dores menstruais. Mesmo sendo vendida com prescrição médica no Brasil, muitas pessoas optam por se auto medicar por já conhecerem o medicamento. No entanto, se persistirem os sintomas, não deixe de procurar um médico.
Lembrando que as informações contidas neste site são apenas direcionamentos. Apenas profissionais da área médica podem recomendar medicamentos.
Este é um remédio que só pode ser consumido por pessoas com mais de 12 anos. Além disso, ele pode ser encontrado sob a forma de comprimidos, cápsulas, gotas, granulado, supositórios e pomada.
As pomadas são muito indicadas para aliviar dores em tendões, ligamentos, músculos e articulações.
Por ser um medicamento forte, é recomendado que a Nimesulida seja, apenas, usada em casos de dores agudas e cólicas menstruais, e o seu consumo não deve exceder 15 dias.
Confira abaixo, mais informações sobre a Nimesulida.
Funcionamento da Nimesulida
A Nimesulida combate a dor inibindo a ação da enzima ciclo-oxigenase. Essa enzima possui uma relação com a produção da substância prostaglandina, e a sua inibição resulta na diminuição da dor.
Além disso, para o alívio da dor, o tempo médio estimado é de 15 minutos para início da ação, depois que você tomar o medicamento. Já em casos de febre, a ação deve iniciar entre 1h a 2h após o consumo, e dura cerca de 6 horas.
Nimesulida bula
A nimesulida é analgésica contra a dor e é facilmente acessível em todas as farmácias. No entanto é importante frisar que ela não deve ser usada para automedicação e não substituem em hipótese alguma um atendimento médico fornecido por um médico profissional.
Por esse motivo disponibilizamos abaixo a bula da nimesulida comprimido para que você saiba todos os efeitos e fique ciente de todos os riscos de tomar o remédio.
Como devo usar o remédio nimesulida?
É importante ressaltar que o uso de qualquer medicamento deve ser feito com prescrição médica.
Contudo, de acordo com a posologia da nimesulida recomendada, as indicações são:
- Nimesulida comprimido e cápsulas: podem alcançar até 200 mg, por isso usar 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas. O indicado é consumir após as refeições, para não agredir o estômago.
- Comprimidos dispersíveis e granulado: estes comprimidos devem ser dissolvidos em cerca de 100 mL de água, de 12 em 12 horas. Também deve ser consumido após as refeições.
- Nimesulida gotas: O indicado é 1 gota por cada kg de peso corporal, 2 vezes ao dia.
- Supositórios: 1 supositório de 200 mg a cada 12 horas.
- Gel dermatológico: deve ser aplicado até 3 vezes ao dia, na região da dor, durante 7 dias;
Lembre-se que o uso deste medicamento deve ser seguir ao período indicado pelo médico. Caso a dor permaneça, deve-se retornar ao consultório.
E se eu esquecer de tomar?
Caso você esteja fazendo um acompanhamento com o médico e esqueceu de ingerir o comprimido no horário estipulado, não se preocupe! A indicação é que você tome o medicamento assim que se lembrar e siga com os horários esquematizados.
Caso você se lembre do comprimido quando já estiver próximo ao horário da próxima dose, a indicação é que você “pule” a dose esquecida, seguindo o esquema normalmente.
O que não se deve fazer em nenhuma circunstância é tomar a medicação duas vezes para compensar a dose anterior.
Posso usar a Nimesulida na gravidez e na amamentação?
Não existe nenhum estudo que analisa de forma profunda os efeitos do uso da Nimesulida por mulheres grávidas ou em amamentação. Por esse motivo, o mais indicado é realizar uma consulta e sanar duas dúvidas, pois somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.
Portanto, este medicamento não deve ser consumido sem orientação médica ou de um cirurgião-dentista.
Apesar de o risco potencial ser desconhecido, a Nimesulida não é recomendada nem para mulheres que estão tentando engravidar ou que estão sob investigação de infertilidade. Principalmente, neste último caso, a retirada do medicamento deve ser considerada.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais, mais comuns, que podem ocorrer durante o uso da nimesulida são:
- Diarreia, náusea e vômito
Também existem casos onde a pessoa apresenta:
- Coceira e surgimento de machas vermelhas na pele
E em casos mais extremos também podem surgir efeitos como:
- Dermatite, retenção urinária e hemorragias
Sinais como: tontura, vertigem, inchaço, hipertensão, sudorese aumentada, dentre outros, podem ser indicativos que o corpo não está reagindo bem ao remédio. Nesses casos a melhor opção é interromper o tratamento.
Por isso, caso um ou mais sintomas se manifestem, informe a um profissional da área médica, cirurgião-dentista ou farmacêutico.
Quem não deve tomar
A Nimesulida é contra indicada para grávidas, mulheres em fase de amamentação e em crianças, ela só pode ser usada a partir dos 12 anos.
Além disso, o medicamento não deve ser usado por pessoas alérgicas a algum componente do remédio, a ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios.
Por fim, o uso da Nimesulida deve ser descartada como opção para pessoas com úlcera no estômago, insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave e com hemorragia no trato gastrintestinal.
Antes de começar o tratamento com a nimesulida, é importante procurar seu médico. E a maneira mais fácil de fazer isso é através de um plano de saúde.
Faça uma cotação gratuita e comprove! Temos certeza que nossos especialistas irão encontrar um plano ideal, com qualidade, segurança e pelo preço que cabe no seu bolso.