Bronquite: o que é, quais são os sintomas e os tratamentos

A bronquite é um problema que afeta diretamente nossos pulmões. Ao causar a inflamação dos brônquios, ela dificulta o transporte de oxigênio para os órgãos, gerando muitos sintomas incômodos para as pessoas afetadas.

A bronquite pode ser contraída como consequência de algum outro problema como gripes e resfriados, ou pode ser passada de forma crônica na família. Os tratamentos variam, mas normalmente o problema pode ser eliminado de forma definitiva. Confira abaixo mais detalhes.

bronquite
Foto por Robina Weermeijer / Unsplash

Fatores de risco da bronquite

Há fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento da bronquite. O principal deles é o tabagismo, já que a nicotina é uma substância que irrita e prejudica muito o funcionamento do pulmão como um todo. Mas outros fatores que podem causar a bronquite são:

  • O contato com ambientes muito poluídos de forma frequente
  • Contato com poeira ou outros elementos parecidos
  • Muito tempo no ar condicionado

Como se prevenir

O primeiro passo é não provar, ou cortar, o cigarro e outros derivados (como cigarros eletrônicos). É de suma importância não desenvolver esse tipo de vício, que traz muitos problemas ao pulmão e para o restante do corpo como um todo.

Um outro hábito muito importante de se ter na rotina é a lavagem frequente das mãos. Com isso, o risco de levar bactérias para as vias aéreas diminui muito, e por consequência as doenças que ali podem se desenvolver.

Tratamento para a bronquite

Os tratamentos para a bronquite envolvem principalmente técnicas para a limpeza das vias aéreas. O soro fisiológico é um grande aliado aqui, servindo especialmente para hidratar as narinas. Umidificadores de ar também podem ajudar a aumentar a umidade do ar que respiramos.

Para casos mais graves, pode ser necessária a adição de remédios anti-inflamatórios ao tratamento.

Caso a bronquite seja crônica, o tratamento exige um tempo maior de dedicação da pessoa afetada, que precisará se medicar de forma regular e se manter distante de qualquer fator que possa estimular o problema.

E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tais profissionais e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp