Veja os benefícios presentes no mel que fazem do alimento um grande aliado da saúde

Conheça os benefícios que o mel traz ao nosso corpo

Sendo extraído diretamente de colmeias de abelhas, o mel é um alimento muito popular em todo mundo. Desde os tempos mais antigos ele é utilizado e considerado um dos melhores adoçantes naturais de alimentos.

Por ser uma grande fonte de energia, minerais e outros nutrientes, o mel é utilizado em diversas receitas. Muitas vezes ele substitui o açúcar e pode ser consumido até puro.

Unindo um sabor delicioso com diversas propriedades benéficas ao nosso organismo, ele é um aliado poderoso contra infecções e demais problemas que podem atingir diversas partes do corpo.

Confira abaixo os principais benefícios do mel.

mel

Benefícios do mel

O mel é bom contra resfriados

Os ditos populares que afirmam que o mel faz bem para a garganta estavam certos! Ele possui ação antimicrobiana que retém o crescimento de bactérias que podem infectar essa região do corpo. O baixo ph e a presença do ácido glucônico na composição também contribuem para um alivio nos desconfortos.

Além disso, o mel também age contra tosses e outras infecções que atingem o trato respiratório superior. A sacarose e a frutose estão entre as propriedades que auxiliam nesse combate.

Bom para o intestino

O mel é um grande aliado da manutenção da flora intestinal do nosso organismo, aumentando a quantidade de bactérias boas da região. Isso contribui para impedir que micro-organismos ruins presentes no intestino se espalhem para o resto do corpo.

Dessa forma o mel ajuda a prevenir diarreias e infecções, melhora o trânsito intestinal e mantém a consistência ideal das fezes.

O mel possui ação antioxidante

Algumas substâncias presentes no mel são muito importantes para a diminuição dos radicais livres, entre elas estão: ácido glucônico, os ácidos fenólicos e os flavonoides. O maior benefício de diminuir a quantidade desse tipo de radical no corpo é prevenir o surgimento de doenças degenerativas como o câncer, o Alzheimer e problemas cardiovasculares.

Melhora o humor

O mel é um estimulante da produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Ele também é uma fonte do aminoácido triptofano, que também auxilia a diminuir os níveis de estrese do organismo e trazer a sensação de bem estar.

Reduz a pressão arterial

O mel também contribui para um sistema cardíaco mais saudável graças a sua ação de reduzir a pressão arterial. O principal responsável por isso é o potássio, já que o mineral é responsável por regular o nível de água nas células e contribuindo para uma maior eliminação de sódio através da urina.

Um acúmulo excessivo de sódio no corpo pode resultar em hipertensão, pois o mineral pressiona as células e os vasos sanguíneos.

O mel conserva a aparência da pele

Sua ação de combate aos radicais livres também faz do mel um alimento que contribui para a saúde da pele, prevenindo do envelhecimento precoce e deixando a aparência mais saudável e bonita. Além disso, o alimento também pode contribuir para uma melhor cicatrização de feridas e queimaduras, tanto ao ser consumido quanto ao ser aplicado diretamente na região atingida.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp