Confira os principais benefícios da semente de chia

A chia vem crescendo de popularidade graças a sua composição nutritiva

A semente de chia vem ganhando cada vez mais fama por ser um alimento extremante nutritivo. Uma quantidade equivalente a duas colheres já é repleta de elementos como: fibras, proteínas, cálcio, vitaminas e ômega 3. 

O alimento subiu de popularidade principalmente por ajudar no processo de emagrecimento, mas a semente de chia traz diversos outros benefícios para a nossa saúde. Confira alguns logo abaixo.

chia

A chia ajuda no emagrecimento 

Como citamos a chia é uma grande aliada do processo de perda de gordura. Claro, ela sozinha não faz nenhum tipo de milagre, mas pode ser de grande ajuda na diminuição de peso. Ela normalmente está associada com as dietas que estão atreladas a prática de exercícios físicos. 

As fibras são a primeira propriedade a auxiliar nesse processo, por ajudarem na absorção de água pelo organismo e aumentando a dilatação do estômago, tudo isso também ajuda a impedir a constipação. Elas também aumentam a sensação de saciedade, que diminui a vontade de consumir alimentos. 

Diminui as chances de doenças cardíacas 

A chia também é uma aliada no combate a doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais. Um dos maiores responsáveis por isso é o ômega 3, nutriente que auxilia na regulagem da pressão dos vasos sanguíneos, evitando problemas como a hipertensão e reforçando a saúde dos vasos. Outros elementos como o ômega 6, antioxidantes, fibras e proteínas também são reforços para o organismo combater tais enfermidades. 

A chia reforça a imunidade do corpo 

Aminoácidos como o ácido aspártico e a glutamina, que estão diretamente relacionados a melhora do sistema imunológico do nosso organismo, são abundantes na chia. Outros nutrientes como potássio, fósforo e manganês também cumprem a função de reforçar as defesas do nosso corpo. Eles inibem a reprodução de células inflamatórias, preservam as membranas celulares e os neurotransmissores, todos esses fatores contribuem para a prevenção de doenças como resfriados, gripes e infecções. 

Diminui o colesterol 

O ômega 3 também ajuda o corpo no combate ao colesterol. O que acontece é que o nutriente contribui para a diminuição da viscosidade do sangue, facilitando a microcirculação e aumentando a quantidade de oxigênio dos tecidos. Isso tudo contribui para a diminuição do colesterol presente no sangue. E o melhor é que esse benefício acontece mesmo com um consumo baixo de chia por dia, com uma porção pequena já sendo o suficiente. 

É uma grande aliada contra a diabetes 

O chia possui um efeito interessante quando em contado com a água. O alimento se transforma em uma espécie de gel, que quando ingerido gera uma barreira que separa os carboidratos das enzimas digestivas, levando a uma conversão de carboidratos em açúcar mais lenta. Isso contribui para uma absorção de glicose mais lenta, e controlando a glicemia. 

Como consumir a chia?

Por ter um sabor considerado neutro, a chia pode ser consumida de diferentes maneiras. Confira abaixo algumas sugestões:

  • In natura: pode ser adicionada em iogurtes, saladas de fruta ou sorvetes naturais.
  • Saladas: a semente de chia pode ser adicionada em diferentes tipos de saladas, aumentando os nutrientes da porção
  • Bebidas: a chia também pode fazer parte do preparo de bebidas, principalmente em sucos de frutas ou vitaminas naturais
  • Demais alimentos: por sua propriedade de se transformar em gel quando em contato com a água, a chia pode ser adicionada ou até substituir diversos alimentos.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp