Praticar atividades ao ar livre traz várias vantagens para a saúde e o bem-estar de todas as pessoas. Ao se exercitar ao ar livre, é possível desfrutar dos benefícios da luz solar, do ar puro e da natureza, o que pode aumentar o bem-estar.
Mas esse tipo de exercício realmente faz efeito? Qual a diferença entre praticar atividades ao ar livre e dentro de uma academia, por exemplo? Confira abaixo alguns benefícios!
Atividades ao ar livre aumentam a sensação de felicidade
Uma das vantagens de praticar atividades ao ar livre é que elas permitem que as pessoas se conectem com a natureza e escapem da rotina estressante da vida cotidiana. Isso pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, as atividades ao ar livre podem ser divertidas e proporcionar uma sensação de liberdade e aventura.
Contribuem diretamente para a melhora da saúde cardiovascular
A prática de atividades ao ar livre traz vários benefícios para a saúde cardiovascular. Confira abaixo uma lista com alguns deles.
- Aumento da frequência cardíaca: quando se exercita, a frequência cardíaca aumenta, o que pode ajudar a fortalecer o músculo cardíaco e aumentar a circulação sanguínea.
- Diminuição do risco de doenças cardiovasculares: a atividade física regular pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, colesterol elevado e doença coronariana.
- Melhoria da circulação sanguínea: a atividade física ajuda a aumentar a circulação sanguínea, o que pode ajudar a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias.
- Controle do peso: pode ajudar a controlar o peso e a prevenir o excesso de peso, o que pode ter um impacto positivo na saúde cardiovascular.
Aumentam a força muscular
As atividades ao ar livre podem aumentar a força e resistência muscular de várias maneiras. Atividades como caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar exigem que os músculos trabalhem contra a resistência do ar, da água ou do solo, o que pode ajudar a aumentar a força e a resistência muscular.
Exercícios como saltar, pular ou fazer trilhas exigem que os músculos suportem o impacto do corpo com o solo, o que pode ajudar a aumentar a força e a resistência muscular. Já atividades como alongamentos e yoga podem ajudar a aumentar a flexibilidade e a resistência muscular.
Atividades ao ar livre diminuem o estresse e a ansiedade
Já foi comprovado que o contato com a natureza pode ter um efeito positivo na saúde mental, diminuindo o estresse e a ansiedade. A atividade física ao ar livre permite que as pessoas desfrutem dos benefícios da natureza e se conectem com ela.
Além disso, o exercício físico regular pode ajudar a liberar hormônios do bem-estar, como a endorfina, e a diminuir os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol. Isso pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.
Outra dica é procurar um parceiro de exercícios ou um grupo de pessoas para praticar atividades ao ar livre. Isso pode ajudar a aumentar a motivação e o compromisso e tornar as atividades ao ar livre mais divertidas e agradáveis.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde, a melhor forma de fazer isso é consultando os melhores médicos. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!