Independente da idade, ter acne e espinhas no rosto e outros lugares do corpo é algo que incomoda e muito!
Essa lesão na pele chamada acne é causada pelo aumento da produção de sebo, vinda das glândulas sebáceas. Isso deixa os poros obstruídos, aumentando a proliferação de bactérias, resultando no que chamamos de cravos.
Quando uma inflamação acontece em decorrência dessa obstrução, surgem as espinhas.
A causa da acne
A acne pode ser causada por diversos fatores diferentes. Uma das condições mais propícias para o aparecimento dela é a pele oleosa. Outros motivos podem incluir alterações hormonais ou predisposições genéticas.
Os níveis elevados de estresse e o uso de alguns medicamentos como suplementos alimentares ou cosméticos com formulações oleosas, também podem resultar em inflamações na pele.
A acne também pode aparecer por conta de hábitos rotineiros, tais como: lavar o rosto muitas vezes ao dia, consumo de alimentos gordurosos, como as frituras e aqueles com farinha branca em sua formulação.
A carne vermelha também pode influenciar no aparecimento dos sintomas, por ter alta concentração de ômega 6, que é uma substância que favorece a inflamação.
Os diferentes tipos de acne
Existem 5 tipos diferentes de acne, sendo eles:
Não-inflamatória ou Comedônica: Muito comum por apresentar cravos em regiões como: testa, bochecha ou nariz.
Pápulo-pustulosa: Que apresenta cravos e espinhas avermelhadas, inflamadas e dolorosas e, em alguns casos, pus.
Nódulo-quística: Que tem nódulos vermelhos internos sob a pele, no rosto, costas e no tórax.
Conglobata: Caracterizada por um conjunto de lesões, que ficam próximas umas das outras com pus, causando uma formação de abscessos e de fístulas e deformações na pele.
Fulminante: Uma forma rara de acne, mas que surge de repente, vinda acompanhada de febre, dor nas articulações e mal-estar. É muito comum nos homens, aparecendo na região do tórax, costas e rostos.
Além desses tipos de acnes, há outros que podem ser: a acne neonatal, presente no rosto de um recém-nascido. A acne medicamentosa, que aparece como efeito colateral de alguns medicamentos e a acne solar, que aparece após uma exposição solar intensa.
Como podemos melhorar a pele
Use sempre protetor solar com fator acima de 30. Faça a higienização da pele acneica, com sabonetes antissépticos e que possam promover uma esfoliação suave, além de contar com uma potente ação secativa.
O tratamento da acne depende do caso, do tipo e do paciente que será medicado. É o dermatologista que poderá indicar quais são os melhores produtos para combater essa acne.
Tenha sempre uma rotina diária de limpeza da pele. Todos os dias pela manhã, lave o seu rosto com um produto para evitar o excesso de oleosidade na região ou para desobstruir os poros.
E se você deseja ter uma pele saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um dermatologista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!