Estar grávida é o sonho de muitas mulheres, e quando este momento tão especial acontece, todas as mamães redobram seus cuidados para garantir uma gravidez saudável e, para que não faltem os nutrientes essenciais ao desenvolvimento do bebê.
Agora, você sabia que tão importante quanto o que comer, é saber o que se deve evitar durante a gravidez? Sim, porque existem alimentos que nunca devem ser ingeridos. Confira uma lista deles logo abaixo!
Lista dos Alimentos que grávidas NUNCA devem consumir
1.Peixes crus e carnes mal passadas
Uma grávida não deve comer peixes crus, caso do sushi, ou carnes mal passadas, porque esses alimentos podem estar contaminados com a listeria, uma bactéria que pode causar abortos ou partos prematuros.
Além disso, o consumo de peixes, no geral, deve ser feito com moderação, mesmo os que não são crus. Isso porque ele pode afetar o desenvolvimento do cérebro e o sistema nervoso do bebê
2.Ovos crus
O consumo de ovos crus ou mal passados também deve ficar de fora do cardápio de uma grávida, porque esses alimentos podem conter a salmonella, bactéria causadora de diarreias graves, vômitos, febre e, em alguns casos, a morte.
Por isso, é fundamental evitar também o consumo de sobremesas, molhos e temperos caseiros que utilizem ovos crus em sua preparação, como maionese caseira ou molho Caesar.
3.Leite não pasteurizado
A grávida deve evitar tomar leites não pasteurizados, como aqueles vindos diretamente de sítios ou fazendas, pois essas bebidas contém um número elevado de bactérias que causam infecções intestinais, diarreias e mal estar.
O recomendável é sempre priorizar o consumo de leites pasteurizados ou leite UHT, que foram submetidos a tratamentos em temperaturas elevadas, eliminando micro-organismos presentes nos alimentos.
4.Queijos pastosos e não pasteurizados
Os queijos pastosos, como brie, camembert, gorgonzola e danish blue, além de conter muita água, pode estar contaminados com a bactéria listeria. Ao entrar no organismo, essa bactéria pode causar dores de cabeça, tremores, convulsões e meningite, afetando também o sistema nervoso do bebê e, em casos graves, levando à morte.
5.Frutas e legumes mal lavados
Sabia que consumidor frutas e legumes mal passados pode levar à contaminação por toxoplasmose? Essa doença, para uma grávida, é muito perigosa, pois pode causar aborto, parto prematuro, malformações e a morte do bebê.
Então, ao consumir vegetais, garanta que eles estejam bem lavados antes da ingestão. Evite comer vegetais crus fora de casa.
6.Atum em lata
Durante a gravidez, alguns peixes, como o atum, cavala, peixe-espada, cação e garoupa devem ser evitados porque contém altos níveis de mercúrio. Esse metal pode prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto.
Ao invés destes, prefira opções como a sardinha, a truta, o arenque, a pescada, a cavalinha e o atum de viveiro, opções mais seguras para a saúde da mãe e do bebê.
7.Bebidas alcoólicas
Fechando nossa lista estão as bebidas alcoólicas. A grávida não deve ingerir esse tipo de bebida porque o álcool se acumula no organismo do feto, já que ele não é capaz de eliminar essa substância.
Como efeito, podem ocorrer desde o parto prematuro até o atraso no crescimento ou malformações cardíacas.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especializados. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!