Uma boa noite de sono é o que todas as pessoas buscam depois de um longo dia de trabalho ou estudos. O descanso é parte fundamental da nossa rotina é é responsável por regular diversas funções do nosso corpo, incluindo a disposição, a memória e o bem-estar.
Mas ter uma noite de sono agradável pode ser um desafio para muitas pessoas, já que para dormir de forma adequada é necessário um conjunto de atitudes. E uma dessas é a escolha pelo seu colchão. Peça fundamental para um bom descanso, ele muita vezes é visto como um item doméstico secundário.
O colchão deve estar no topo de lista de prioridades na hora de mobiliar uma casa. Separamos abaixo alguns motivos que corroboram com isso.

Um bom colchão influencia diretamente no seu sono
Parece um pouco óbvio afirmar isso, mas o colchão impacta na qualidade do nosso sono. O conforto é um dos requisitos mais importantes para o nosso corpo conseguir relaxar e passar a noite toda dormindo, sem acordar no meio da madrugada. Um colchão ruim ou que está muito velho pode contribuir para um desconforto maior, dificultando as noites de sono.
Ajuda na postura
O contato do nosso corpo com a superfície do colchão durante a noite influencia muito na nossa postura durante o dia. Caso o modelo não seja adequado, ele pode contribuir para lesões nos músculos e ossos do corpo todo, dificultando muito a rotina de trabalho e estudos que exigem uma grande quantidade de tempo sentadas.
Contribui para diminuir o risco de doenças cardiovasculares
Como citamos na introdução deste texto, ter um sono constante e regulado influencia diretamente na manutenção de diversas partes do nosso corpo. O coração é um dos órgãos mais afetados por isso, podendo desenvolver problemas ao longo do tempo caso as substâncias produzidas enquanto estamos dormindo diminuam.
Especialmente para pessoas que possuem uma tendência a desenvolver esse tipo de problema, é importante sempre ter um sono tranquilo.
Afeta nosso humor
Noites bem dormidas fazem nosso corpo gerar a melatonina e a serotonina, hormônios que são responsáveis por regular nosso humor e bem-estar. Dormir pouco é cortar diretamente grande parte da produção dessas substâncias tão importantes, o que pode resultar em maior irritabilidade, desânimo e ansiedade.
Como saber qual o colchão ideal para mim?
A melhor forma de saber qual colchão pode mais contribuir para a sua saúde é consultando um médico do sono. Além de identificar o melhor modelo para você, o profissional também poderá analisar mais de perto seu biótipo e dar orientações que contribuam com noites melhores.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tais profissionais e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!