O refluxo é um problema que afeta muitas pessoas e consiste no retorno de gases e outras substâncias do estômago em direção a nossa boca. Isso causa a inflamação de muitas partes o corpo, especialmente na região do esôfago, levando a incômodos e muitas dores.
Muitas pessoas sofrem com o problema e não sabem pois não tem ciência dos sintomas que levam a uma identificação relativamente fácil. Por isso é importante ter atenção e procurar um médico assim que eles começarem a se manifestar.
Confira abaixo os sintomas, as causas e os possíveis tratamentos do refluxo.

Principais sintomas
Como citamos anteriormente, a queimação na região do esôfago é um dos sintomas mais comuns do refluxo. No entanto, o problema também pode se manifestar de outras maneiras. Veja abaixo:
- Arrotos muito frequentes
- Azia forte
- Tosse logo após comer
- Dificuldade para engolir
- Queimação na região da garganta e do peito
Esses sintomas podem ser ainda mais fortes caso a pessoa deite logo após comer ou por permanecer nessa posição por muito tempo. Esse inclusive é um grande indicativo que o problema está se manifestando.
O que causa o refluxo?
As causas mais comuns do refluxo envolvem o consumo elevado de alimentos muito gordurosos e consumo de bebidas como café e refrigerantes. Por possuírem uma composição mais ácida, eles exigem mais do nosso sistema digestivo, chegando no ponto do refluxo.
Alguns medicamentos também podem alterar o funcionamento do nosso esfíncter, região localizada entre o estômago e o esôfago, levando aos sintomas do refluxo. Antidepressivos e anti-histamínicos estão entre os principais.
Existe um tratamento para o refluxo?
Sim, o refluxo pode ser tratado. As soluções são relativamente simples e fáceis de serem aplicadas. É recomendado diminuir o consumo de bebidas ácidas como refrigerantes, cervejas e café e tentar manter uma dieta mais equilibrada para que o sistema digestivo encontre estabilidade.
Caso apenas isso não adiante, o médico pode recomendar o consumo de remédios como omeprazol e esomeprazol, que ajudam a reduzir a quantidade de ácido no estomâgo.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde, a melhor forma de fazer isso é consultando um psicólogo. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!