A diabetes tipo 1 afeta a capacidade do corpo em digerir o açúcar
A diabetes tipo 1 é um tipo da doença que atinge o pâncreas e dificulta a digestão do açúcar, impedindo de transformar o componente em energia e trazendo outros problemas para o organismo. Uma menor parcela da população, cerca de 10% de todos os afetados pela diabetes, possuem o tipo 1, que pode ser considerado mais fácil de se lidar.
O problema normalmente é identificado durante a infância ou adolescência e está diretamente relacionado com fatores genéticos. É importante que o tratamento se inicie logo que a diabetes for detectada para que não haja nenhum tipo de prejuízo para a saúde do portador.
Alguns sintomas são bem característicos desse problema e podem ajudar em um diagnóstico precoce. Confira alguns deles abaixo e como tratar a diabetes tipo 1.
Sintomas da diabetes tipo 1
Os sintomas da doença começam a surgir quando o pâncreas já não está dando conta de controlar as quantidades de açúcar do corpo, aumentando as taxas de glicose no sangue. Os principais sinais de que isso está acontecendo são os seguintes:
- Vontade constante de urinar
- Boca seca e sede
- Perda ou dificuldade para ganhar peso
- Dor abdominal
- Feridas que levando mais tempo que o normal para cicatrizar
- Cansaço excessivo
Esses sintomas normalmente são se manifestam de uma vez. Ao longo do tempo essas condições irão ficar cada vez mais comuns.
Qual a diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2
A maior diferença entre a diabetes tipo e tipo 2 é a causa do problema: o tipo 1 se manifesta graças a condições genéticas e não pode ser evitada, enquanto a tipo 2 é causada pela manutenção de hábitos não saudáveis que sobrecarregam o corpo com elementos que alteram a quantidade de glicose no sangue.
Mas uma coisa é certa para os dois tipos: seguindo as orientações médicas, é possível viver uma vida com muito bem-estar e com a doença sob controle. Os check-ups de rotina são vitais para identificar e tratar os problemas o quanto antes.
Como é o tratamento
O tratamento da diabetes tipo 1 consiste em unir alguns hábitos saudáveis com o uso diário da insulina para manter os níveis de glicose dentro da quantidade saudável. Para a alimentação é recomendado diminuir o consumo de carboidratos como pães, biscoitos, arroz, bolos, entre outros. Além disso também é importante dosar o consumo de açúcar.
Isso significa que os alimentos citados estão totalmente proibidos? Isso depende da gravidade do problema, que pode variar de acordo com a pessoa. Em casos mais leves, é possível consumir com muita moderação, em casos mais graves é recomendada a exclusão total desses alimentos.
Outro hábito muito importante é a inclusão de exercícios físicos na rotina. Corrida, natação e natação são esportes muito recomendados para fortalecer o organismo e manter a diabetes sob controle.
O monitoramento diário dos níveis de glicose do sangue são importantes para ter um acompanhamento e impedir picos de açúcar no sangue.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!