A erva-cidreira serve para ajudar na manutenção de diversas regiões do corpo
A erva-cidreira, ou Melissa Officinalis, é uma planta da mesma família que o boldo e da hortelã que possui propriedades medicinais muito úteis para o organismo. Tendo ação de combate contra a insônia e ansiedade a erva é muito utilizada no preparo de chás tranquilizantes.
Além disso a planta também ajuda na redução de problemas digestivos e possui muitos nutrientes que funcionam como antioxidantes em sua composição. A erva-cidreira é boa para reforçar as defesas e ajudar nosso corpo a funcionar melhor de uma forma geral, além de seu chá ser uma ótima pedida para qualquer horário do dia.
Veja abaixo para que serve a erva-cidreira, como preparar o chá a partir da planta e os benefícios de incluir essa erva na sua dieta!
Para que serve a erva-cidreira?
Diminui a ansiedade e o estrese
A erva-cidreira possui em sua composição alguns elementos que atuam na atividade de neurotransmissores cerebrais e promovem a sensação de relaxamento e tranquilidade. O ácido rosmarínico é um desses nutrientes que diminuem o estresse mental, e consumir o chá da erva algumas vezes ao dia pode reduzir sintomas de alguns transtornos de ansiedade.
Melhora a qualidade das noites de sono
O mesmo ácido rosmarínico também possui um papel importante para combater a insônia. As propriedades calmantes desse nutriente influenciam diretamente na qualidade do sono, pois fazem o corpo e a mente estarem mais tranquilos antes e durante a noite. Esses efeitos fazem com que a erva-cidreira seja uma grande aliada de pessoas que tem dificuldade para dormir, bastando consumir a planta cerca de duas vezes ao dia.
Auxilia no funcionamento do sistema digestivo
Um óleo muito importante para a manutenção do nosso sistema digestivo, o citral, está presente na composição da erva-cidreira e pode trazer grandes benefícios ao nosso intestino. Essa substância promove os movimentos intestinais, facilitando a digestão de alimentos e eliminação de gases.
O consumo recorrente do chá de erva-cidreira também diminui a frequência de outros problemas gastrointestinais como azia, indigestão, náuseas e enjoos.
Tem uma forte ação oxidante
A erva-cidreira também é uma grande fonte de antioxidantes, nutrientes importantes para reduzir o dano que toxinas presentes no corpo podem causar às nossas células. Os radicais livres estão no topo da lista de compostos prejudiciais ao nosso corpo, podendo causar doenças vasculares e cerebrais graves. O papel dos antioxidantes presentes na erva é eliminar essas substâncias do organismo, prevenindo uma grande gama de problemas de saúde.
Alivia dores de cabeça
Os ácidos e antioxidantes presentes na erva-cidreira também contribuem muito para a diminuição de dores de cabeça, especialmente se forem causadas por estresse. Os nutrientes presentes na erva fazem com que substâncias que promovem o relaxamento do corpo sejam liberadas na corrente sanguínea, diminuindo a intensidade das dores que podem atrapalhar o dia a dia.
Ajuda mulheres durante a TPM
Nervosismo, ansiedade, estresse e dores são sintomas comuns de mulheres que estão no período menstrual, e a erva-cidreira pode servir com um poderoso remédio natural para esses problemas. As substâncias presentes na planta agem para diminuir o estresse e relaxar o corpo e a mente, além de agir no centro das cólicas menstruais que causam tanta dor.
Chá de erva-cidreira
Como fazer o chá de erva-cidreira
O chá de erva-cidreira é uma das formas mais fáceis de consumir a planta, para isso é recomendado a utilização das folhas apenas. Para preparar essa receita tão benéfica ao corpo são necessários apenas dois ingredientes:
- 1 xícara de água quente
- 4 colheres de sopa e folhas de erva-cidreira
Adicione as folhas da erva à água fervente e deixe a mistura descansar por alguns minutos. Em seguida coe e consuma o chá quantas vezes quiser! É simples assim!
Para que serve o chá de erva-cidreira?
O chá derivado da erva-cidreira ajuda na manutenção de diversas regiões do corpo, como:
- Sistema digestivo
- Estresse e ansiedade
- Sono
- Dores no corpo e de cabeça
- Ação antioxidante
A planta pode ser consumida de diversas formas, mas o chá é uma receita simples e que pode ser bebida durante qualquer hora do dia. Por ser de fácil preparo e consumo, é a maneira mais popular de aproveitar os benefícios da erva-cidreira!
E se você deseja ter uma dieta completa que inclua essa erva deliciosa, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!