Saúde bucal em mal estado pode causar diversos problemas

A saúde bucal é importantíssima para manter a harmonia no nosso organismo

Um dos fatores que fez os serem humanos evoluírem tanto como espécie foi possuir um corpo extremamente adaptável para diferentes situações. Nosso organismo é assim pois todas as regiões trabalham entre si para nos proporcionar o maior bem-estar possível. E para funcionar corretamente, esse complexo e fascinante corpo precisa de alimentos que lhe dão energia.

Esses alimentos são consumidos pela boca, porta de entrada de comidas e bebidas que serão encaminhados para o sistema digestivo e de lá terão seus nutrientes distribuídos pelo resto do organismo. A boca portanto é uma região vital para a nossa sobrevivência e cuidar da saúde dela pode ser mais importante do que aparenta.

Manter toda a região bucal em bom estado pode prevenir diversos problemas, que vão desde inflamações nas gengivas até inflamações graves nos ossos. Veja abaixo as lesões de podem ser evitadas graças a uma boa limpeza da região bucal.

saúde bucal
Créditos: Caroline LM

Uma boa saúde bucal previne cáries

As cáries estão entre os problemas bucais mais comuns e surgem graças a falta de limpeza e cuidados corretos da boca. Elas são causadas por bactérias que estão presentes o tempo todo em nosso corpo, mas que se reproduzem rapidamente com o acúmulo de sujeiras e se alojam nos dentes.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, consumir alimentos doces não causa o surgimento instantâneo de cáries. O que ajuda a doença a se desenvolver é a falta de limpeza da boca após consumir qualquer tipo de refeição.

Existem vários tipos de cáries, desde as inativas que surgem e param de se desenvolver após um tempo até as mais profundas que podem penetrar até a raiz do dente. Confira abaixo alguns estágios da doença:

  • A cárie atinge apenas a superfície do dente; o procedimento de retirada é simples.
  • O problema cresce e atinge o esmalte dentário; é necessário um pequeno processo de restauração.
  • A lesão chega à dentina, parte mais profunda do dente, e causa dor e sensibilidade no paciente; o processo de restauração é um pouco mais complexo.
  • A cárie também pode atingir a raiz do dente, podendo evoluir para uma infecção que pode afetar até mesmo os ossos da mandíbula.

O diagnóstico da doença é feita por um dentista qualificado e é relativamente simples, já os tratamentos variam de acordo com a gravidade do problema.

Problemas na gengiva

As gengivas são as regiões onde os dentes se firmam e podem apresentar inflamações caso não sejam bem cuidadas. Existem alguns problemas que surgem por acidente, como ao comer um alimento muito crocante que pode ferir a região, mas que rapidamente é curada e não precisa de tratamentos mais complexos.

No entanto, a falta de higienização das gengivas pode levar a problemas mais sérios e doloridos. É importante ficar atento a cor dessa região bucal, já que ela indica em que estado se encontram as mucosas. Outros sintomas que podem surgir são:

  • Sangramento
  • Pus na região
  • Mau hálito constante
  • Dor ao mastigar e ao entrar em contato com as bochechas

Além da falta de cuidados diários com a região, outros fatores podem levar a problemas na gengiva. Pessoas que utilizam aparelhos precisam ter cuidado redobrado com a saúde bucal e não faltar as visitas de rotina para manutenção do equipamento, já que a chances dos problemas citados a cima surgirem são ainda maiores.

Aftas

É provavelmente a infecção bucal mais comum, podendo se manifestar já na infância e nos acompanhar até a vida adulta. Ela pode se alojar em qualquer parte da boca, desde bochechas e gengivas até língua e garganta. A afta não possui uma origem totalmente conhecida, mas existem fatores que aumentam o risco da doença se manifestar.

  • Fatores hormonais como ciclo menstrual
  • Consumo em excesso de alimentos ácidos como limão, laranja e outros cítricos
  • Consumo em excesso de refrigerantes
  • Estresse
  • Cigarro
  • Traumas como mordias ou acidentes que envolvam a boca

Os sintomas mais comuns das aftas são queimação, ardência e dor na região afetada. Infelizmente não existe uma cura definitiva para esse problema, mas já estão disponíveis remédios e pomadas que ajudam a aliviar os sintomas e podem ser adquiridas em farmácias.

Como higienizar a boca e manter a saúde bucal?

Manter uma rotina de higienização diária da região bucal é vital para o bem-estar geral do corpo. O principal ponto é escovar os dentes logo após acordar e 20 minutos após cada refeição e usar fio dental pelo menos duas vezes por dia. Enxaguantes bucais também são recomendados desde que sejam adequados para a sua boca.

Ir ao dentista pelo menos duas vezes por ano também é um fator muito importante para manter a saúde bucal em dia. Além da limpeza e manutenção, o dentista também pode lhe orientar sobre quais são as melhores escovas, pastas de dente, enxaguantes e fios dentais mais adequados para a sua boca.

Beber água e incluir alguns alimentos que possuam flúor em sua composição também ajudam muito a reforçar as defesas bucais e o combate a possíveis infecções e doenças.

E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde bucal, a melhor forma de fazer isso é através de um dentista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp