Veja os benefícios que a luz do sol traz para a saúde e alguns cuidados para a pele e o cabelo

Apesar de muitas pessoas terem uma rotina dentro de casa, é muito importante se expor à luz do sol diariamente

Grande parte das pessoas tiveram que se adaptar durante a pandemia para que a maior parte das tarefas fossem realizadas dentro de casa. Mas apesar de uma maior segurança, passar várias horas do dia dentro de casa pode gerar alguns malefícios para o organismo.

A exposição diária à luz do sol é vital para que o nosso corpo funcione corretamente, pois dela são absorvidos diversos nutrientes que previnem doenças e aumentam a sensação de bem-estar. No entanto, com o distanciamento social muitas pessoas deixaram de tomar a quantidade recomendada de sol todos os dias, gerando um déficit em alguns elementos do corpo.

Mesmo sendo crucial para a nossa saúde, alguns cuidados são necessários para que a exposição à luz do sol não traga prejuízos ao nosso corpo. Além da pele irritada, outros problemas podem ser causados caso as devidas precauções não sejam tomadas.

Confira abaixo como o sol beneficia nosso organismo e conheça alguns cuidados que ajudam a preservar a saúde tanto da pele quanto do cabelo.

luz do sol
Créditos: divulgação PixaBay

A luz do sol aumenta o nível de vitamina D no corpo

Um dos principais benefícios que a luz solar traz ao corpo é a produção de vitamina D. O sol é o grande responsável por incentivar a produção desse nutriente, e pessoas que não se expõe diariamente a ele podem precisar compensar a falta do elemento através de suplementação.

A vitamina D ajuda no desenvolvimento e manutenção dos ossos, fortalecendo articulações, diminuindo o risco de lesões e prevenindo o surgimento de doenças degenerativas como a osteoporose. O nutriente também previne que outros tipos de problemas afetem outras partes do corpo como doenças cardíacas e auto-imunes.

  • Manutenção dos ossos
  • Previne doenças degenerativas e auto-imunes

Auxilia nosso organismo a ter noites melhores de sono

A serotonina é um dos neurotransmissores que mais atuam na regulagem do nosso sono. Muitas pessoas sofrem de insônia e outras dificuldades na hora de descansar graças aos níveis baixos de serotonina no sangue. Expor nosso corpo ao sol diariamente aumenta a quantidade desses neurotransmissores no corpo, melhorando a qualidade do sono.

Ter contato com a luz também ajuda nosso cérebro a interpretar os momentos adequados para dormir, facilitando na hora de pegar no sono.

  • Aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor que regula o sono
  • Ajuda nosso cérebro a reconhecer que ambientes escuros são melhores para dormir

A luz do sol melhora o humor e pode ajudar no combate à depressão

A exposição à luz solar também tem um grande impacto na nossa saúde mental. O simples fato de sair um pouco de casa para tomar sol já faz com que tenhamos contato com um ambiente diferente, auxiliando no combate à acomodação. Além disso, ao tomarmos sol, nosso cérebro aumenta a produção da endorfina, substância que promove a sensação de bem-estar e que ajuda no combate à depressão.

  • Estimula a produção de endorfina, substância que promove o bem-estar
  • Sair de casa para tomar sol ajuda a sairmos da zona de conforto

Cuidados com a pele

Por mais benefícios que a luz solar possa trazer ao corpo, são necessários alguns cuidados para evitar problemas graves que podem acontecer caso a exposição seja exagerada. A pele é a área mais afeta, já que entra em contato direto com a luz, e consequentemente é onde as principais precauções devem ser tomadas.

O câncer de pele é consequência direto da falta de cuidados e exposição exagerada ao sol. Atualmente esse tipo de tumor representa cerca de 30% dos registrados no Brasil, mas vem acompanhado de alguns sinais que podem ser úteis para detectar a doença, como por exemplo:

  • Ardência constante na pele
  • Surgimento de manchas
  • Alteração na forma e/ou na cor de manchas já existentes

Para prevenir esse e outros problemas é necessário colocar em prática alguns cuidados simples porém muito efetivos. O primeiro é seguir a recomendação dos especialistas sobre os períodos mais adequados para se expor à luz do sol. Antes das 10 horas da manhã e apos às 16 horas da tarde são os horários ideais para tomar sol, já que a incidência da luz não é tão forte.

O uso de filtro solar também é muito recomendado, mesmo em situações do dia a dia. Muitas pessoas acreditam que só devem usar protetor em casos de viagens para a praia ou em festas a piscina, mas aplicar o produto diariamente é tão importante quanto para blindar a pele do excesso de luz solar.

Créditos: Winsconsin Hemp Scientific

Cuidados pós-sol também são muito importantes para manter a saúde do órgão. Evitar banhos muito quentes e investir em produtos que hidratem a pele após períodos de exposição podem ser grandes aliados na prevenção de doenças.

Cuidados com o cabelo

O cabelo também é uma parte do corpo que é muito exposta ao sol, e isso pode trazer consequências caso os devidos cuidados não sejam tomados. Desidratação, fios quebradiços e perda de brilho são alguns dos problemas que os raios ultravioletas podem causar. O ideal é lavar os cabelos com produtos que contem com proteção solar em sua composição, para fortalecer a proteção dos fios.

Outras técnicas como prender o cabelo e utilizar chapéus também ajudam a diminuir os efeitos da exposição à luz solar.

E se você deseja manter a saúde de sua pele e cabelos em dia, a melhor forma de fazer isso é consultando um dermatologista de confiança. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp