Os queijos possuem diversas variações que são consumidas em todo o mundo
Estando entre os alimentos mais consumidos do mundo, o queijo é conhecido em todos os cantos do planeta. O consumo do alimento é tão grande que existem até medidores de consumo per capita, podendo-se obter uma média de quantos quilos em médica cada população consome por ano.
No Brasil essa média se aproxima de 2,2 kg por ano, mas em países onde o consumo é ainda mais comum esse número pode ultrapassa os 20 kg por ano.
O principal motivo para tanta popularidade é o sabor, na verdade os sabores. já que o queijo é um dos alimentos que mais possui variações. Esse também pode ser o motivo dele ser consumido a tanto tempo pelos seres humanos, já que não é possível datar exatamente qual foi o povo que criou o queijo.
É muito importante conhecermos os alimentos que comemos, especialmente os que aparecem com bastante frequência como é o caso do queijo. Abaixo você pode conferir um pouco da história, processo de fabricação e os benefícios que o alimento traz para a nossa saúde.

Origens dos queijos
Como citado anteriormente não é possível chegar a uma conclusão quanto a origem exata do queijo, já que indícios do alimento antigos do alimento já foram encontrados no Oriente Médio, na Ásia e na Europa. O que se propõe é que os povos antigos que utilizavam órgãos de animais para armazenar alimentos podem ter descoberto o queijo por acidente.
A evidência mais antiga relacionada a uma peça de queijo foi descoberta na Tumba de Xiaohe, na China, tendo 3.671 anos de idade. Também já foram encontrados pedaços do alimento em tumbas egípcias, como no túmulo de Ptahmes que possui mais de 3.200 anos.
Os registros mais confiáveis sobre produção e consumo do alimento são da Grécia Antiga, onde filósofos e autores registravam a importância do alimento e como seu processo de fabricação se assemelhava a uma arte.
O Império Romano, posteriormente, também teve um papel importante em difundir e padronizar técnicas de produção de queijos por todo o continente europeu. Com a queda do Império e a diminuição do comércio de longas distâncias, as produções locais ganharam força e técnicas mais diversificadas foram aplicadas na produção.
Essa forte influência do queijo na Europa se espalhou pelas Américas e África no período das navegações e colonizações, se tornando uma grande parte da culinária desses locais. Atualmente as fabricas de produção em massa são as que mais produzem e comercializam os queijos, mas locais com produção artesanal também são bastante procurados e apreciados.
Processo de produção
O processo que é necessário para a produção de qualquer tipo de queijo é a coagulação, onde há a separação do leite em coalhada e soro líquido. Após esse processo também são adicionados na composição algum tipo de ácido que converterão os açúcares do leite em ácidos láticos. No lugar dos ácidos podem ser adicionadas bactérias que realizam o mesmo processo e que muitas vezes são responsáveis por definir o sabor dos queijos.
Após esse processo, alguns tipos de queijo já estão prontos para serem embalados e consumidos. Caso o objetivo seja produzir outros tipos de queijo como a muçarela ou o cheddar, é necessário aquecer a coalhada para que o soro seja drenado do alimento.
Existem também os queijos que depois de passarem por esses processos, também são deixados para descansar e “amadurecer” por períodos que podem variar de dias até anos. Todas essa variedade na produção reflete na grande diversidade de sabores que o queijo possui.
Benefícios dos queijos
Grande variedade de vitaminas
A maioria dos queijos possuem uma grande variedade de vitaminas. A vitamina A, por exemplo auxilia no crescimento e manutenção dos tecidos dos órgãos, especialmente nossos olhos. A vitamina B também está presente e atua na regulação da energia utilizada pelo corpo, além de manter a saúde do sistema imunológico e nervoso.
Outro nutriente que ajuda nas defesas do nosso corpo é a vitamina D que ajuda a prevenir a manifestação de doenças muito perigosas como o câncer, depressão e esclerose múltipla.
Os queijos possuem minerais importantes para a saúde
Por ser feito a partir do leite o queijo possui uma grande quantidade de cálcio, mineral muito importante para a manutenção e fortalecimento dos ossos. Além disso o alimento também contém fósforo, que é muito importante para que o cálcio seja absorvido da maneira correta pelo nosso corpo.
Pode ajudar no emagrecimento
Queijos como a ricota ou o cottage são muito indicados para pessoas que buscam perder peso já que ambos possuem uma baixa concentração de gordura. Eles também são ricos em proteínas, que quando consumidas aumentam a sensação de saciedade do organismo. Dessa forma nosso corpo demora mais para sentir fome novamente, diminuindo a quantidade de comida ingerida.
Possui gorduras boas para o corpo
A gordura saturada presente nos queijos pode servir como uma grande fonte de energia para o corpo e melhorar a absorção de vitaminas e proteínas no organismo. No entanto, é preciso ficar atento para alguns fatores de risco como a sensibilidade a gordura saturada. Caso a pessoa possua essa característica, consumir queijo com muita frequência pode aumentar os níveis de colesterol, por isso fique esperto!
Melhora o trânsito intestinal
Por possuir proteínas e probióticos, o queijo ajuda a manter nossa flora intestinal sob controle, o que favorece o processo digestivo. Consumir alimentos que mantém a saúde do intestino em bom estado é crucial para impedir o desenvolvimento de problemas como diarreia ou prisão de ventre, por exemplo.
Tipos de queijos
Por ser um alimento muito complexo e diverso, o queijo gera muitas perguntas e curiosidades a seu respeito. Se você tiver curiosidade em conhecer alguns dos tipos de queijo mais consumidos do Brasil, recomendamos que acesse nosso texto publicado aqui mesmo no blog sobre o assunto. Lá você também encontrará outros benefícios que esse delicioso alimento trás. Para acessar, basta clicar aqui.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!