Os exercícios físicos devem ser praticados por todos, mas como eles afetam nosso organismo?
Estando na base da pirâmide alimentar, as atividades físicas são vitais para o desenvolvimento e manutenção da saúde do nosso corpo. Não importa o quão saudável seja a alimentação de uma pessoa, se ela não praticar exercícios regularmente seu organismo não será saudável.
Ossos, músculos, juntas, fôlego e ritmo cardíaco são alguns dos benefícios trazidos pela prática frequente de atividades físicas, que além de manterem nosso corpo saudável também podem servir como base para mudanças em estilos de vida.
Com orientação e dedicação é possível atingir a forma física desejada, não importa seu sexo, peso ou altura. Por isso os exercícios físicos são tão vitais ao nosso corpo e devem ser incluídos em qualquer rotina. Separamos abaixo alguns dos principais motivos para começar a se mexer o mais breve possível.

O combate ao sedentarismo é crucial
Desde de que a maioria dos empregos começou a utilizar computadores com o principal ferramenta para executar as tarefas, a rotina das pessoas foi ficando cada vez mais ‘parada’. Sentar na cadeira do escritório ou de casa, trabalhar parado por quatro horas, parar para almoçar (sentado) por mais uma, retornar e trabalhar mais quatro horas. Essa é a descrição de um terço dos dias da maioria das pessoas.
Tendo que gastar mais um terço das 24 horas disponíveis em um dia para dormir, tendemos a utilizar as oito horas restantes na rotina para resolver problemas pessoais, cuidar da casa e dos filhos, consumir algum tipo de entretenimento. E o sedentarismo não seria considerado um dos grandes problemas da nossa sociedade se todos usassem pelo menos meia hora desse tempo livre para se exercitar.
O renomado Dr. Drauzio Varella classifica o sedentarismo como o ‘pai de todos os males’, pois segundo ele a falta de movimento leva nosso corpo a desenvolver todo tipo de problema. Nosso organismo passou por um processo evolutivo longo para chegar no ponto que estamos hoje, e precisamos forçá-lo para que ele continue forte e saudável.
Drauzio também dá um puxão de orelha em quem diz que não tem tempo para se exercitar: arrume tempo. Meia hora livre por dia todos podemos ter, seja acordando mais cedo ou deixando de assistir um episódio da série favorita. Precisamos colocar nossa saúde como prioridade, pois se não cuidarmos do nosso próprio corpo, ele vai retribuir com doenças e diversos problemas.
A saúde mental também faz bom uso de exercícios físicos
As praticas esportivas não afetam somente a parte física do nosso corpo, como músculos e ossos, mas também traz grandes benefícios para a saúde mental. Com um estimulo frequente o corpo diminui os níveis de estresse e ansiedade na mente e os converte em mais atenção e energia. A endorfina é a chave de tudo, hormônio conhecido por trazer a sensação de felicidade e prazer ela traz outros benefícios importantes ao nosso corpo como:
- Melhores noites de sono
- Fortalece as áreas responsáveis pela memória
- Aumenta o poder de concentração
Tudo isso contribui para uma maior sensação de controle sob o próprio corpo, pensamento que muitas vezes afeta pessoas que sofrem de ansiedade e depressão. O ato de se movimentar diariamente já auxilia a mudar o paradigma de uma mente que sofre com transtornos, pois tira a pessoa da zona de conforto que muitas vezes a faz ter medo de novas experiências ou sensações.
E não é preciso ir diariamente para uma academia e levantar pesos para que seu corpo usufrua desses benefícios, pequenos exercícios realizados em casa já podem ajudar. Existem hoje aplicativos que separam algumas atividades baseadas no tempo que você tem, na sua forma física atual e até no espaço disponível na sua casa. Basta ter a iniciativa e procurar qual o mais adequado para você.
Começando agora, você previne problemas no futuro
Atividades físicas são fundamentais para a prevenção de doenças que afetam o corpo e a mente, especialmente conforme vamos envelhecendo. Conforme o tempo passa, nosso organismo vai perdendo forças e ficando cada vez mais suscetível a novos problemas. Para reforçar nossas defesas, se mexer é crucial.
Manter a integridade de músculos e ossos, exigir que nossos sistemas circulatório e respiratório funcionem como deveriam, absorver vitaminas e diminuir os níveis de colesterol e pressão arterial. Esses são fatores que fazem muita diferença para o corpo de uma pessoa que já possui uma idade mais avançada.
Fortalecendo nosso corpo, afastamos o risco de doenças graves e problemas que podem tirar nosso bem-estar e felicidade de viver. Por isso, mexa-se, divirta-se e cuide-se.
E se você deseja unir seus exercícios físicos com uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!