Confira os benefícios que o consumo da pera traz à nossa saúde

Rica em fibras e vitaminas, a pera auxilia o funcionamento de diferentes partes do corpo

A pera é um alimento muito consumido por brasileiros, com as mais populares normalmente tendo a casca verde ou amarela. Conhecida por seu gosto doce e suave, a fruta pode ser consumida de forma natural ou em diversas receitas, doces e salgadas. Além de um sabor muito agradável, ela também é rica em nutrientes.

Trazendo benefícios para partes muito importantes do nosso corpo, como coração e intestino, a inclusão da pera na dieta contribui para o funcionamento de todo o organismo. Confira abaixo.

Pera

A pera pode ajudar no emagrecimento

Por ser rica em fibras e possuir grande quantidade de água em sua composição, as peras ajudam a manter a sensação de saciedade, ou seja, diminuem a vontade de consumir mais alimentos. Ela também é muito doce, o que pode ser suficiente para diminuir a vontade de ingerir alimentos ricos em açúcar, que na maioria das vezes não são saudáveis.

Portanto, de forma indireta a pera é uma aliada da perda de peso. Lembrando que nenhum alimento sozinho faz milagres, sendo preciso ter uma dieta saudável aliada a uma rotina de exercícios para atingir seus objetivos.

Diminui inflamações

A ação anti-inflamatória da pera começa pela casca, que contém compostos importantes que atuam contra os radicais livres. Além disso, o interiror da fruta é rico em nutrientes que previnem o envelhecimento precoce e a inflamação das células. Entre eles estão: zeaxantina, flavonoides e vitaminas A, C e K.

A pera contribui para o melhor funcionamento do intestino

As fibras presentes na fruta novamente entram em cena, desta vez para auxiliar no funcionamento do sistema digestório. Os benefícios vão desde uma formação mais adequada do bolo fecal até movimentos de digestão mais suaves, que exigem menos do intestino. O consumo regular da pera também pode produzir bactérias boas que auxiliam ainda mais no funcionamento do trato digestivo.

É importante lembrar que grande parte das fibras estão presentes na casca do alimento, não sendo recomendado remove-la para consumir a fruta.

Fortalece o sistema cardiovascular

Adicionar peras à dieta pode ser benéfico também para o coração. Algumas propriedades da fruta, principalmente as fibras, atuam de forma direta para a diminuição da quantidade de colesterol ruim do organismo. O mineral potássio também está presente e age diretamente na diminuição da pressão arterial.

Ambos os fatores se não controlados podem trazer graves consequências ao sistema cardiovascular como um todo.

O consumo de pera deixa os ossos mais fortes

A pera é uma fruta rica em diversos minerais como cálcio, fósforo e magnésio, todos eles trazem algum tipo de benefício para os ossos. Os três nutrientes juntos contribuem para uma menor perda óssea e fortalecimento de todo o corpo, evitando problemas degenerativos como a osteoporose.

Deixa os níveis glicêmicos mais equilibrados

A glicemia é o nível de glicose presente no sangue, e um nutriente presente na pera chamado pectina ajuda a controlar essa taxa. Por ser um alimento que apresenta um baixo índice glicêmico, ela também eleva pouco os níveis de açúcar na corrente sanguínea. O alimento portanto é muito recomendado para pessoas que possuem diabetes ou que tem predisposição a desenvolver o problema.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp