Além de delicioso, o brócolis possui diversos nutrientes importantes
Um dos vegetais mais consumidos do mundo também é um dos mais saudáveis. Trazendo ao nosso organismo benefícios que vão desde emagrecimento até manutenção da saúde bucal, o brócolis vem ganhando cada vez mais espaços nas dietas dos brasileiros.
Confira abaixo alguns motivos para você incluir o alimento no seu dia a dia e algumas das melhores formas para consumi-lo.

O brócolis possui ação antioxidante
O vegetal conta com a a propriedade de reduzir os radicais livres, que podem danificar as células sadias do nosso corpo, produzindo enzimas que focam diretamente no combate a esse tipo de agente. O brócolis também é rico em sulforafano, um componente muito importante para reduzir inflamações.
Auxilia na regulagem do trato intestinal
O alimento também é rico em fibras que regulam a flora intestinal, auxiliando na produção e na consistência das fezes e impedindo problemas como a prisão de ventre. Além disso, essas mesmas fibras se fixam nas paredes do intestino e ajudam a evitar enfermidades como a Doença de Crohn.
Pode ajudar no combate a diabetes
Como citamos anteriormente, o sulforafano é um componente muito importante na ação antioxidante do brócolis, mas esse não é o único benefício do nutriente. Ele também auxilia na redução dos danos causados à células pelo excesso de açúcar, fazendo do brócolis um ótimo alimento para pessoas com diabetes.
O brócolis melhora as funções cerebrais
O ácido fólico presente no brócolis reduz consideravelmente o risco de desenvolvimento de doenças cerebrais. Um instituto americano de pesquisa analisou mais de 570 pessoas, e em 55% dos voluntários que consumiam ácido fólico diariamente, a incidência de doenças degenerativas foi menor.
O brócolis também possui vitamina K, elemento vital para a manutenção das funções cerebrais como raciocínio, memorização e concentração.
Melhora a saúde dentária
A saúde bucal não fica de fora dos benefícios trazidos pelo brócolis. Nutrientes presentes no vegetal como a vitamina C e o cálcio auxiliam na manutenção dos dentes e das gengivas, reduzindo muito o risco de desenvolvimento de doenças periodontais.
Consumir brócolis pode reduzir o risco de câncer
Alguns compostos bioativos presentes no brócolis reduzem os danos celulares, além disso a presença de substâncias como antioxidantes, glicosinolato e o sulforafano também colaboram na diminuição do desenvolvimento de células cancerígenas.
Ainda são necessárias mais pesquisas para se comprovar de forma unânime que essas propriedades impedem o câncer, mas diversos estudos já apontaram que a tendência é que pessoas que consumam brócolis e outros alimentos que possuam essas propriedades tenham menos risco de desenvolver a doença.
Como consumir o brócolis?
O vegetal é um alimento muito versátil, que pode ser usado em receitas que vão desde saladas até pizzas. Mas existem algumas formas de consumo que são mais recomendadas por preservarem uma maior quantidade de nutrientes.
Comê-lo cru é uma boa opção, sempre após lavar o alimento com cuidado. Mas provavelmente a opção mais popular é ao vapor, realizando o cozimento com as talas para baixo e retirando quando tiver “ao dente”. Dessa forma, o sabor do brócolis se mantém e a maioria de seus nutrientes também.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!