Um dos alimentos mais consumidos no mundo, o queijo traz muitos nutrientes ao nosso organismo
No dia 20 de janeiro celebra-se o dia do queijo, e nada mais justo do que uma data especial para homenagear esse alimento tão amado. Usado de diversas maneiras em uma infinidade de receitas, os queijos estão presentes na dieta da maioria das pessoas ao redor do mundo.
Por existirem diferentes tipos de queijo, cada um apresenta uma fórmula e composições únicas, mas é sabido que muitos nutrientes estão presentes em todas as formas do alimento.
Confira abaixo alguns dos principais benefícios do queijo.
Auxilia no emagrecimento
Alguns tipos de queijo, principalmente os mais claros que possuem uma taxa de gordura menor, são alimentos ricos em diversas proteínas. Essas propriedades são responsáveis por causar a sensação de saciedade no nosso corpo. Ou seja, são alimentos que demoram mais a serem digeridos e que passam mais tempo no intestino.
Com isso, a vontade de consumir mais comida diminui, e com menos alimentos ingeridos, maior a chance de emagrecimento. Vale lembrar que apenas o consumo desse tipo de alimento não promove a queima de gordura em grande escala, para isso é preciso também incluir exercícios físicos na rotina.
O queijo possui diversos nutrientes
Além das proteínas citadas acima, os queijos também são ricos em diversas vitaminas. Muitas delas variam com o tipo do queijo, mas existem algumas que são comuns a todos eles como a vitamina D, vital para manter o equilíbrio mineral do corpo. Também estão presentes vitaminas do complexo B, que ajudam a controlar a saúde emocional, do fígado, da pele e dos olhos.
A vitamina K2 também faz parte da composição da maioria dos queijos, e serve para fortalecer os ossos e a saúde de órgãos como o coração.
Rico em minerais
Além das vitaminas, o queijo também possui muitos tipos de minerais. Por ser derivado do leite, não poderia faltar um pouco de cálcio na composição do alimento, nutriente muito importante para a saúde dos ossos. Zinco, fósforo e selênio também fazem parte do conjunto de minerais presentes no queijo.
Incluir o queijo na dieta pode, a longo prazo, evitar enfermidades como a osteoporose e outras doenças ósseas.
O queijo pode ajuda na redução do colesterol ruim
O queijo também é um grande aliado do intestino, por ter em sua composição nutrientes que auxiliam o funcionamento das células intestinais. O chamado butirato ajuda no fluxo intestinal, mas também tem outro grande benefício.
Ele é um grande aliado no combate ao colesterol ruim do corpo, protegendo o coração contra complicações como infartos, pressão alta e insuficiência cardíaca.
Tipos de queijo e seus benefícios
Como citamos anteriormente, existem diversos tipos de queijo, cada um com uma composição diferente. Por isso, listamos cada um deles abaixo juntamente com o principal benefício:
- Parmesão: é o queijo com maior valor de cálcio entre todos. Uma porção diária do alimento possui cerca de 60% da quantidade de cálcio que devemos consumir diariamente.
- Suíço: é o queijo com menor quantidade de sódio, além de possuir muitos nutrientes e ser facilmente absorvido pelo corpo.
- Queijo de cabra: possui a maior concentração de vitamina A, vital para o bom desenvolvimento da visão.
- Muçarela: é um queijo muito equilibrado, que possui boa concentração de vários tipos de nutrientes. Só é preciso ter cuidado com as grandes quantidades de sódio.
- Cottage: conta com as menores quantidades de calorias e gorduras entre todos os queijos e é muito recomendado para pessoas que estão de dieta ou buscam perder peso.
- Ricota: ficando na frente apenas do queijo cottage em quantidade de gorduras, a ricota é outra boa opção para dietas.
- Prato: possui boas quantidades de nutrientes e é recomendado para pessoas que sofram de intolerância a lactose leve, por não conter a substância graças ao processo de maturação.
- Provolone: além de possuir grandes quantidades de nutrientes, ele também é um grande aliado na prevenção de cáries.
- Cheddar: rico em cálcio, vitaminas A e B e proteínas, é preciso tomar cuidado com o alto nível de gordura do cheddar.
- Queijo minas frescal: é o terceiro queijo com menor quantidade de gordura saturada, além de possuir uma quantidade baixa de sódio.
- Gorgonzola: é um dos queijos com a maior quantidade de proteínas por porção.
- Muçarela de búfala: ela possui menos gorduras saturadas e uma quantidade maior de proteínas quando comparada a muçarela comum.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!