Cuidar da saúde deveria ser uma das prioridades da vida cotidiana e, mesmo que você se sinta saudável, é importante fazer o famoso check-up de rotina.
Acontece que a maioria das pessoas costumam deixar aquela visita ao médico ou a realização de exames, apenas para quando já estão doentes e com diversos problemas de saúde.
Por isso, a equipe do Plano de Saúde Populares decidiu te mostrar o quanto é importante fazer exames preliminares, pois eles podem ajudar a descobrir doenças mais prematuramente e te ajudar a ter uma vida mais duradoura e saudável.
Veja também: Saiba como armazenar medicamentos corretamente
Afinal, o que é um Check-up?

O check-up é uma bateria de exames realizada para saber o que anda acontecendo em seu organismo e é recomendado para quem possui mais de 35 anos.
Embora no Brasil, esses exames não sejam tão populares, eles são essenciais para monitorar a sua saúde.
Na verdade, deveria ser algo rotineiro, pois ajuda a prevenir doenças, estabelecendo um plano de ação para evitar a deterioração da saúde. Assim, se você tem alguma dúvida se deve ou não fazer um check-up, a resposta é sim e apresentamos as razões abaixo.
A periodicidade recomendada é anual e os exames a serem realizados variam conforme o sexo, idade e histórico médico do paciente.
Esses exames auxiliam no diagnóstico precoce de muitos problemas de saúde, o que pode interferir no tratamento, ajudando a obter uma recuperação mais rápida.
Há também fatores de risco, que incluem pessoas que precisam realizar os exames com maior frequência para monitorar a saúde, pois apresentam condições que facilitam para o surgimento de algumas doenças. São o caso de sedentários, obesos, fumantes, portadores de doenças crônicas e pessoas que possuem má alimentação.
Quais são os exames necessários?
O check-up compreende uma análise clínica geral e alguns exames complementares, para mapear o quadro geral de saúde do paciente. Assim, na realização de um check-up, alguns exames são imprescindíveis.
Confira a lista que separamos com os principais exames:
- Hemograma
- Creatinina
- Glicemia
- Colesterol total e fracionado
- Triglicérides
- Ácido Úrico
- Urina de rotina
- Exame parasitológico de fezes
- Eletrocardiograma
- Ergométrico
- Raios-X do tórax
- Exames de tireoide;
- Mamografia
- Papanicolau
- Colposcopia
- Exame de próstata
Além da realização dos exames indicados para o seu sexo, idade e histórico médico, há também algumas dicas que precisam ser repassadas para a hora de fazer o seu check-up:
- Leve seus exames anteriores, eles ajudam na avaliação.
- Se for mulher, leve suas mamografias e ultrassonografias das mamas realizadas anteriormente.
- Informe para o clínico geral que fará o check-up o nome e contato do seu médico. Bem como informe o seu médico sobre a realização do check-up, local, médico e exames que serão realizados.
- Siga todas as orientações repassadas pelo local em que fará o seu check-up.
Cuidar da sua saúde deve ser uma de suas prioridades, tenha sempre isso em mente e realize e faça o seu check-up dentro da periodicidade recomendada.
Também pode te interessar: Saiba como fortalecer seu sistema imunológico para viver melhor
Faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares e garanta atendimento de qualidade, com os melhores médicos e nos melhores hospitais!