Você com certeza deve ter medicamentos na sua casa, sejam os mais simples e mais comuns (tais como analgésicos e anti-térmicos), ou sobras que estavam sendo utilizadas no tratamento de alguma doença.
Saber armazenar corretamente os remédios é muito importante, afinal, eles podem sofrer alterações em sua composição se forem expostos ao calor excessivo ou umidade, além do risco de serem ingeridos por engano.
Confira as melhores orientações para guardar remédios em casa para promover tanto a qualidade dos produtos quanto a segurança de todos.
A importância de armazenar corretamente os medicamentos
Essa confusão na hora da armazenagem dos medicamentos, pode acontecer com qualquer pessoa. Todo cuidado é necessário, para não acontecer a troca por outro medicamento ou para que eles não se estraguem.
Condições como umidade, luz ou temperatura podem interferir na fórmula de um remédio. Guardar os medicamentos exige cuidados que são especiais, para que se tenha o efeito desejado e que não fique comprometida a sua eficácia ou segurança.
Eles também devem ser usados sob orientação médica ou farmacêutica.
Como o armazenamento deve ser feito
Os medicamentos que são encontrados em soluções orais, exigem muitos cuidados que são especiais. O ideal é que fique sempre atento a todas as instruções que são destinadas para o seu armazenamento, que estão descritas em sua bula ou na sua embalagem.
Mantenha todos os remédios sempre fora do alcance das crianças, em gavetas, em armários ou nas prateleiras mais altas.
Os medicamentos sempre devem ser guardados em ambientes secos e arejados, evitando que sejam deixados juntamente com produtos de limpeza, de perfumaria ou de alimentos. De acordo com a orientação do profissional de saúde, guarde na geladeira somente os medicamentos que sejam líquidos e nunca na porta da geladeira.
Ao guardar medicamentos num porta comprimido, somente deixe a quantidade que seja suficiente para o período de até 48 horas, em locais que estejam limpos e secos. Esse armazenamento sempre deve ser individualizado, para que sejam evitados erros ou trocas deles por outras pessoas.
Lave sempre as mãos ao manusear esse medicamento que está guardado.
O manuseio de medicamentos deve sempre ser feito num ambiente claro e sempre lendo os seus nomes para evitar possíveis trocas, abrindo apenas um frasco ou uma embalagem de cada vez, deixando eles em suas embalagens que são as originais, para que seja facilitada a sua identificação e que tenham um controle de verificação da sua validade.
Sempre guarde os medicamentos de forma suspensa e em local separado daqueles medicamentos que estão em uso.
Sempre mantenha a receita médica bem próxima aos medicamentos. Anote os seus medicamentos tomados e os seus horários.
A alteração desses medicamentos
Ao serem expostos excessivamente ao calor ou umidade, pode uma grande alteração em todas as suas estruturas físicas e químicas do medicamento. Isso compromete a segurança do medicamento, que pode não exercer o efeito esperado ou causar uma intoxicação.
Ao levar medicamentos em uma viagem, procure deixá-los embalados em sacos plásticos e guardados em uma bolsa com gelo.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde que que previna esse tipo de problema a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!