A saúde é uma das principais preocupações de muitas pessoas, mas esse cuidado fica ainda mais excessivo com a chegada de um bebê, por isso, é importante ficarmos atentos para a importância de um plano de saúde para recém-nascido.
Acontece que nem todo mundo sabe os detalhes sobre o funcionamento de um plano de saúde para essa faixa etária ou como incluir os novos membros da família no plano já adotado.
Para esclarecer todas essas questões, a equipe do Plano de Saúde Populares preparou um artigo completo, confira:
Veja também: Enfermeiro Virtual pode dizer se você está infectado com coronavírus ou não
Plano de saúde para recém-nascido ajuda a prevenir complicações posteriores
Muitas vezes, as doenças que os bebês têm podem se transformar em problemas crônicos, caso o tratamento não seja adequado.
Além disso, os riscos de complicação de quadros simples, como uma gripe, são muito altos, pois o sistema de defesa da criança ainda não tem capacidade suficiente para bloquear vírus e bactérias.
Com um plano de saúde para recém-nascido, os pais e responsáveis têm uma estrutura muito mais adequada para acompanhar a saúde dessa criança, evitando complicações e sequelas.
A mãe tem plano de saúde – o bebê está automaticamente incluso?
Infelizmente, quando a mãe tem um plano de saúde, o bebê apenas recebe a primeira assistência, o que significa os primeiros cuidados assim que nasce.
No caso de o recém-nascido apresentar algum problema que necessite de exames, internação ou até cirurgias, isso não será coberto.
A razão é que ser filho de uma parturiente com plano de saúde não torna o recém-nascido um cliente da operadora automaticamente: é preciso que os responsáveis solicitem um plano para ele também ou incluam ele no plano dos pais.
O bebê tem de ser cliente do mesmo plano dos responsáveis?
Não necessariamente: se os pais encontrarem uma operadora de planos de saúde que tenha valores mais acessíveis para a cobertura de recém-nascidos, eles podem fazer a contratação sem problemas.
Contudo, é sempre mais interessante questionar à operadora de seguros sobre os planos familiares, que abarcam determinada quantidade de membros, inclusive os recém-nascidos.
A gestante pode fazer o parto no hospital do convênio independentemente do seu plano de saúde?
Muitas pessoas não levam em consideração que as coberturas de planos de saúde são variadas, ou seja, cada plano dá direito a um determinado número de especialidades e de procedimentos.
Por isso, a gestante precisa sempre prestar atenção se o seu plano inclui o obstetra e a realização do parto: sem isso, o hospital particular não realizará o procedimento e nem fornecerá os cuidados imediatos ao bebê.
Quanto tempo demora para o bebê poder usar o seu plano?
Normalmente, quem adquire um plano de saúde tem um período de carência, ou seja, um período que a pessoa deve esperar para começar a usar os serviços médicos.
Contudo, isso é proibido para os recém-nascidos: assim que a cobertura de um plano de saúde é solicitada, ele pode ser atendido imediatamente.
Vale uma ressalva: o pedido de cobertura precisa ser feito nos primeiros 30 dias de vida do bebê.
Também pode te interessar: A importância do leite materno e os benefícios da amamentação
A equipe do Plano de Saúde Populares pode te ajudar a encontra os melhores planos, para seu bebê e para toda a família.
Faça agora mesmo uma cotação gratuita e garanta atendimento nos melhores hospitais e com profissionais gabaritados.